16:45 - 21 de Setembro de 2018

Notícias

Municípios da AMSERRA repudiam processo de implementação de sistema proposto pelo IBAMA
14-09-2018
Municípios da AMSERRA repudiam processo de implementação de sistema proposto pelo IBAMA
Em reunião realizada no dia 11 de setembro, na Prefeitura de Nova Petrópolis, secretários Municipais do Meio Ambiente e técnicos da área ambiental de seis Prefeituras da Associação dos Municípios de Turismo da Serra Gaúcha (AMSERRA), assinaram uma carta manifestando contrariedade ao processo de instalação do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (SINAFLOR). De acordo com o documento, os principais problemas residem na condução do processo de implementação e no curto prazo de instalação e operação do SINAFLOR.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, Lucas da Costa de Lima, conduziu o encontro, que teve a participação do secretário de Meio Ambiente de Cambará do Sul, Renato Nunes da Silva; do secretário de Meio Ambiente de Canela, Paulo Nestor Tomasini; da secretária de Meio Ambiente de Gramado, Rosaura Heurich; do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Picada Café, Aloysio Adalberto Bischoff e da secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de São Francisco de Paula, Damiane Maria Boziki. Técnicos ambientais, analistas, licenciadores, fiscais e gestores também participaram da reunião.

“Na Carta da Associação dos Municípios de Turismo da Serra, assinada por todos os secretários Municipais de Meio Ambiente presentes, deixamos claro nosso descontentamento quanto à implementação do SINAFLOR. Este documento foi encaminhado para a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), que vai enviá-lo ao IBAMA, junto com outros documentos da mesma natureza enviados por outros Municípios”, explicou o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, Lucas da Costa de Lima.

Confira um trecho da Carta da Associação dos Municípios da AMSERRA:

“Consideramos que, diante das informações prestadas pelo técnico do IBAMA, nas escassas oportunidades de treinamento no Estado do Rio Grande do Sul, e mediante à falta de repasse de informações por parte da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEADES) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM), percebemos a imensa incompatibilidade do sistema quanto à realidade dos Municípios do Rio Grande do Sul e a significativa insuficiência técnica do próprio sistema, para operar com regularidade nos órgãos ambientais das nossas cidades”.

Acompanhe as novidades sobre Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis acessando o site da Prefeitura Municipal, no endereço novapetropolis.rs.gov.br. Na página facebook.com/novapetropolisrs você encontra fotos, vídeos e mais informações sobre as ações da Administração Municipal.

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: