Nova Petrópolis dá início à 12ª edição da Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb na próxima terça-feira, 24 de abril. A cerimônia de abertura do evento esportivo ocorre às 8h, na Pista Atlética do Colégio Frederico Michaelsen. A primeira etapa da competição será realizada na modalidade atletismo, com as categorias infantil e juvenil, no dia 24 de abril, e categorias pré-mirim e mirim, no dia 2 de maio. A Olimpíada Escolar envolve alunos do Ensino Fundamental e Médio das 11 escolas Municipais, Estaduais e particulares de Nova Petrópolis.
Todos os anos, a Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb presta uma justa homenagem a uma pessoa que tenha se destacado dentro da sua área de atuação em prol da difusão e aprimoramento do esporte no Município. “Em 2018, escolhemos o professor de Educação Física, Daniel Emil Roese, para ser o homenageado por ser uma das personalidades de destaque no voleibol no Município e criador do Projeto Vôlei Nova Petrópolis. Além disso, Daniel foi um grande incentivador do esporte escolar porque, antes da criação da Olimpíada Escolar, já realizava competições em diferentes modalidades esportivas com os alunos do Município”, destaca o coordenador da Olimpíada Escolar e integrante do Departamento Municipal de Desporto, Bruno Kehl. “Se hoje a Olimpíada Escolar possui tamanha relevância para o esporte Municipal, é por significativa influência do professor Daniel”, enaltece Kehl.
Com uma história firmada na dedicação e coragem de tentar o novo, Daniel Emil Roese, aos 54 anos, colhe os frutos de uma trajetória de sucesso. Formado em Educação Física pela Universidade Feevale há 33 anos, iniciou sua história no voleibol ainda durante o Ensino Médio. “Fui incentivado pelo exemplo. Os professores Geraldo Kolb e Valmor Schommer foram minha referência no voleibol e me mostraram a magia que o esporte tem e que cativa aqueles que se permitem”, evidencia Roese.
“Aproveitei as oportunidades”. Daniel Emil Roese enaltece a importância da confiança investida nele para conduzir o esporte na escola em que estudara e se tornaria professor. Lecionou durante 28 anos no Colégio Cenecista Frederico Michaelsen e adquiriu experiência com as oportunidades. “Sou muito grato pela confiança que depositaram em mim”, ressalta Roese.
Em 2001 um novo capítulo da história do professor Daniel iniciou com a criação do Projeto Vôlei Nova Petrópolis. “Trabalhar com crianças e adolescentes e com a formação da personalidade desses jovens por meio do esporte é motivo de orgulho. O esporte permite que todos sejam iguais, sem avaliar condição financeira, raça e religiosidade. O projeto permite que os jovens cresçam por meio do esforço, dedicação e talento”, enfatiza Roese. Atualmente, o Projeto Vôlei Nova Petrópolis conta com a participação de 300 crianças e adolescentes, de dois a 17 anos.
“Acredito que deixei marcas positivas nas pessoas que conviveram comigo durante estes anos. Errei, aprendi, evolui e construí credibilidade como educador”, avalia. O dirigente esportivo aplica o conhecimento, experiência e competência para ensinar às futuras gerações os processos e a importância do projeto para a sociedade. “A nossa maior riqueza é a credibilidade que conquistamos com o trabalho realizado com crianças e adolescentes no Projeto Vôlei Nova Petrópolis”, salienta Roese, que é presidente da Associação Nova Esportes, Recreação e Lazer (Anerel), entidade que coordena o Projeto Vôlei Nova Petrópolis.
“Eu fiz muito! Não fiquei de braços cruzados, fui protagonista e, se preciso fosse, faria tudo de novo”, ressalta Roese. O homenageado carrega uma trajetória de perseverança e entusiasmo e esses princípios, segundo ele, foram os que o educador transmitiu aos alunos e atletas durante os anos. “Deixo um legado, acredito, importante para a construção de uma sociedade melhor e tenho a tranquilidade de saber que contribui para a evolução do esporte no Município”, destaca o professor.
“Aos jovens, peço mais paciência e tolerância. Utilizem as tecnologias a favor de si e, quem sabe, também para para entender, por meio dela, a importância da atividade física”, instiga o professor Daniel. “Fico muito orgulhoso por ter meu nome junto ao de pessoas que foram minhas referências no esporte”, reflete Roese.
Tênis de mesa: a novidade da 12ª edição
Em 2018, a Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb inova e inclui a competição de tênis de mesa às modalidades. As escolas inseriram o esporte durante as aulas de Educação Física para preparar os estudantes para a competição a nível Municipal. “O tênis de mesa é um esporte olímpico e algumas escolas já praticam durante as aulas de Educação Física e o recreio”, destaca o coordenador da Olimpíada Escolar e integrante do Departamento Municipal de Desporto, Bruno Kehl.
A 12ª Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb é uma promoção da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, por meio do Departamento Municipal de Desporto. A competição envolve as categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil durante todo o ano letivo nas modalidades atletismo, voleibol e minivôlei, futsal, handebol, tênis de mesa e jogos de raciocínio.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis