Secretaria de Saúde e Assistência Social
Unidade Básica de Saúde do Centro estará aberta das 8h às 17h
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início segunda-feira, 7 de outubro, e pretende imunizar 2,6 milhões crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e 13,6 milhões de adultos na faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. Sábado, 19 de outubro, é Dia D de Vacinação contra o Sarampo e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro estará aberta das 8h às 17h. Não esqueça de levar a caderneta de vacinação.
De acordo com o cronograma da campanha, o primeiro grupo, crianças 6 meses a menores de 5 anos de idade, deve ser imunizado até 25 de outubro. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 de novembro, será direcionado para adultos na faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. Procure a sua Unidade Básica de Saúde de referência em Nova Petrópolis, no horário de funcionamento das mesmas: UBS Centro, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min; UBSs do interior, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h.
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente, em crianças menores de 5 anos de idade.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.
Atenção! Saiba mais:
Quem deve se vacinar contra o sarampo?
• Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra)
• Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano)
• Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida
Adulto deve se vacinar contra o sarampo?
Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:
• Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina
• Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
• De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses
• De 30 a 49 anos - Apenas uma dose
Complicações do Sarampo:
O sarampo pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. Algumas das complicações podem ocorrer em determinadas fases da vida:
Crianças:
• Pneumonia - Cerca de 1 em cada 20 crianças com sarampo pode desenvolver pneumonia, causa mais comum de morte por sarampo em crianças pequenas
• Otite média aguda (infecções de ouvido) - Ocorre em cerca de 1 em 10 crianças com sarampo e pode resultar em perda auditiva permanente
• Encefalite aguda - 1 em cada 1.000 crianças podem desenvolver essa complicação e 10% destas podem morrer
• Morte - 1 a 3 a cada 1.000 crianças doentes podem morrer em decorrência de complicações da doença
Adultos:
• Pneumonia
Gestantes:
• Mulher em idade fértil (10 a 49 anos) não vacinada antes da gravidez pode apresentar parto prematuro e o bebê pode nascer com baixo peso
• É importante se vacinar antes da gestação, pois a vacina é contraindicada durante a gestação