conteúdo do menu
conteúdo principal
17/12/2013

Abandono de animais e o risco de transmissão de doenças

Secretaria de Saúde e Assistência Social faz alerta à comunidade...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
Com a chegada do verão e das férias ocorre um significativo aumento no abandono de animais. Ao comprar, adotar, pedir ou ganhar um animal de estimação pense na responsabilidade que é cuidar de um bichinho. A vida de um cão ou gato em casa pode ser de mais de dez anos, por isso é bom ter certeza do que quer.
O abandono de animais pode gerar problemas de saúde pública. Os cães e gatos errantes proliferam-se aumentando o seu número e, consequentemente, o risco de transmissão de doenças a outros animais e ao próprio homem.
Nova Petrópolis tem hoje convênio com a Associação Focinho Amigo. Esta parceria visa o controle populacional de animais por meio da castração de cães e gatos como meio de diminuir a ocorrência de agravos e do risco de transmissão de doenças.
O Município está estudando outras formas de procurar atender esta demanda, mas é um processo lento que requer alto investimento e muita atenção para que a solução buscada não termine como um complicador.
Para o sucesso de todas as ações envolvidas no controle destas populações é imprescindível a participação da comunidade, por isso foi desenvolvido um informativo a respeito da posse responsável destes pets. O folder sobre posse responsável de animais traz diversas informações, entre elas a do proprietário manter seu animal em sua propriedade, isso ajuda a diminuir a probabilidade dele se reproduzir, de contrair doenças e de disseminá-las.
Em caso de agressão por animais lave o local com água e sabão e procure orientação médica. A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social conta com suas ações, ajude a fazer de Nova Petrópolis uma cidade mais saudável.
Fonte:

Outras Notícias