Vigilância Ambiental em Saúde permanece atenta e atuante contra a dengue...
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio da atuação da Vigilância Ambiental em Saúde, continua atenta e atuante na prevenção contra a dengue em Nova Petrópolis. Recentemente, a equipe encontrou mais dois focos do mosquito Aedes aegypti no Município durante as vistorias de rotina em armadilhas espalhadas pela área urbana da cidade.
Um dos focos foi encontrado em uma armadilha de monitoramento do Bairro Vale Verde e outro foco foi localizado no trabalho de delimitação de foco realizado no Centro da cidade, após larvas terem sido encontradas em uma armadilha instalada na Secretaria Municipal de Saúde.
A equipe que atua na prevenção à dengue já iniciou os trabalhos de procura de mais focos, que consiste em inspecionar 100% dos imóveis em um raio de 300 metros da origem em busca de mais larvas, eliminação de criadouros e orientações aos moradores no Vale Verde. No Centro, este trabalho será estendido e realizado a partir desta segunda-feira, dia 11 de maio.
Os focos localizados no Vale Verde e Centro somam-se aos já encontrados nos Bairros Bavária, Pousada da Neve e Centro, totalizando cinco focos localizados em Nova Petrópolis em 2015. Os trabalhos de prevenção à dengue são constantes no Município e foram intensificados desde março, quando foi encontrado o primeiro foco do ano do mosquito transmissor da dengue na cidade. As ações são realizadas sempre em parceria com as Agentes Comunitárias de Saúde.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, não há ninguém doente em Nova Petrópolis; mas, tal fato não é motivo para descuido. “A dengue está batendo na nossa porta, é hora de todos estarmos conscientes e evitarmos a proliferação deste mosquito. A melhor forma para isso é eliminar os criadouros do inseto, que são quaisquer recipientes que acumulem água. Não acumular água é a melhor forma de prevenir a doença”, salientou o coordenador do Programa de Prevenção à Dengue de Nova Petrópolis, Rafael Altreiter.
São ações eficazes no combate ao mosquito da dengue: manter caixas d´água, toneis e latões fechados; manter calhas, canos e ralos desentupidos; colocar areia nos pratinhos de vasos de plantas; limpar semanalmente com escovação os bebedouros e potes dos animais de estimação; manter garrafas vazias de gargalo para baixo; os pneus devem ser furados ou mantidos cobertos; colocar em lixeira com tampa objetos que possam acumular água, como embalagens usadas, tampas, potes, copos e latas vazias.
Mais informações pelo fone: (54) 3298-2665, (54) 9623-3566 ou e-mail: ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.