conteúdo do menu
conteúdo principal
06/12/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Administração Municipal comemora sucesso da 26ª Feira do Livro de Nova Petrópolis

Mais de 2 mil livros foram comercializados durante os cinco dias de evento na Rua Tiradentes

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Chegou ao fim no domingo, 3 de dezembro, a 26ª edição da Feira do Livro de Nova Petrópolis. O evento teve início no dia 29 de novembro e encerrou com a marca de aproximadamente 2.100 livros comercializados em cinco dias de programação. Neste ano, a feira ganhou nova roupagem e inovou com a realização em um local diferente: a Rua Tiradentes, aproveitando a estrutura da Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva como extensão para as atividades direcionadas ao público infantil e para as oficinas temáticas.

De acordo com a organização da Feira do Livro, do dia 29 até a sexta-feira, 1º de dezembro, mais de 2 mil alunos da rede de ensino de Nova Petrópolis visitaram os espaços do evento, sendo que muitos retornaram no final de semana com suas famílias. “Muitas crianças e adolescentes voltaram em outros dias por conta das atividades lúdicas e culturais que o evento proporcionou”, destacou a coordenadora da Feira, Jussara Prates.

O fechamento da Rua Tiradentes para realização da Feira do Livro foi outra medida que se mostrou acertada, pois propiciou a utilização do pátio da Biblioteca Pública Municipal e proporcionou um lugar mais amplo e seguro para que os visitantes pudessem curtir a programação. Esta, inclusive, foi um dos destaques desta edição, mesclando a comercialização de títulos literários com apresentações culturais e artísticas, oficinas temáticas sobre ilustração, grafite, escrita criativa e RPG, e o Espaço Autoral pensado especialmente para que 40 autores locais e regionais pudessem expor seus trabalhos, lançar novas obras e conversar com os visitantes.

Com o tema “A cultura é o nosso patrimônio”, a Feira do Livro 2023 também abordou a cultura em suas diversas formas. Para isso, foram promovidos dois saraus literários – um de escritores regionais e outro em diversas línguas (alemão, espanhol, tcheco, inglês, francês e português); apresentações circenses, musicais e teatrais; encontro cosplay com participantes fantasiados com seus personagens favoritos; entre outras atividades.

A escritora Vivi Costa foi escolhida patrona do evento neste ano e brindou Nova Petrópolis com várias atrações ao longo dos cinco dias de evento. A exibição do filme “Primum – O grande livro mágico” (baseado na série de livros “Primum”); ações educativas e teatrais; e a apresentação da peça “A magia do Livro”; foram algumas das atividades oferecidas pela autora.  

A 26ª Feira do Livro de Nova Petrópolis foi realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação Cultura e Desporto e Departamento de Cultura, com patrocínio de Sicredi Pioneira e Sicoob MaxiCrédito, e incentivo do governo do Estado por meio do Pro-Cultura RS, através do Edital de Coinvestimento Culturas Populares – FAC/RS.  

 

Confira alguns destaques:

- Comercialização de cerca de 2.100 livros;

- Visitação de aproximadamente 2.000 alunos em três dias, e muitos retornaram com os familiares e por conta das atividades lúdicas e culturais que o vento proporcionou;

- Participação de 40 autores no Espaço Autoral;

- Dois saraus literários, sendo um realizado pelos escritores locais e outro em diversas línguas;

- Oito sessões de contação de histórias;

- Quatro sessões de bate-papo com autores;

- Uma apresentação circense;

- Duas apresentações teatrais, sendo uma no palco principal e uma no Espaço Autoral;

- Exibição do filme “Primium - O grande livro mágico”;

- Exibições dos documentários “A Travessia” e “Laços do Tempo”;

- Apresentações musicais: Acústico Menegalas, Ricardo Oliveira, Dizzy Riders, Bando Celta e Grupo Retruco;

- 30 sessões da oficina Aventura Pronta – RPG;

- Cerca de 80 sessões do cinema 3D Cinemagic, atendendo a 2.800 pessoas, entre crianças e adultos;

- Orquestra Jovem e Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis;

- 9º Encontro de Bibliotecas dos municípios da Rota Romântica;

- 4º Salão de Artes Visuais envolvendo trabalhos das escolas;

- Lançamento de obras produzidas por meio de projetos escolares, livros, revistas e do livro “Escritores do Amanhã”.

 

Crédito das fotos: Fotos 50mm

Outras Notícias