conteúdo do menu
conteúdo principal
30/11/2017

Administração Municipal reativa bandas marciais escolares

Oito escolas de Nova Petrópolis participam do projeto reiniciado em 2017...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
Um dos objetivos traçados pela Administração Municipal para 2017 era reativar todas as bandas marciais escolares de Nova Petrópolis. A primeira parte da meta foi cumprida, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto retomou os ensaios de seis bandas marciais escolares, ação que envolve 80 estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Além das bandas reativadas pela Administração Municipal, duas escolas estaduais contrataram um professor de música e também retomaram os ensaios de suas bandas marciais.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto proporcionou a reativação das bandas marciais das escolas municipais Augusto Gaedicke, Luiz Loeser e Otto Hoffmann. O Colégio Estadual Padre Werner, o Colégio Cenecista Frederico Michaelsen e a Escola Bom Pastor completam a lista de instituições de ensino que tiveram suas bandas marciais reativadas pela Administração Municipal. As escolas estaduais 1º de Maio e São José mantém, com recursos próprios, suas bandas marciais, envolvendo 40 estudantes.
As bandas marciais escolares das escolas Padre Werner, São José e 1º de Maio se apresentaram nas comemorações da Semana da Pátria e na Parada das Flores, desfile que integrou a programação do Frühlingsfest 2017. O repertório das bandas inclui músicas como “Amigos Para Sempre”, “Carruagens de Fogo” e “Asa Branca”, além dos hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul. Os integrantes das bandas marciais estão ensaiando novas músicas, entre elas temas natalinos, para apresentar no Natal no Jardim da Serra Gaúcha.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, trazer de volta as bandas marciais é uma iniciativa que contribui para a educação dos jovens. “Os ensaios das bandas marciais proporcionam aos estudantes contato com valores culturais e disciplinares. Essa atividade com certeza contribui para a formação de cidadãos mais responsáveis, integrados e colaborativos”, enfatizou o secretário Ricardo.
Ainda de acordo com o secretário Ricardo Lawrenz, a intenção da Administração Municipal para 2018 é inserir as bandas marciais escolares no Projeto Pedagógico Municipal, com o intuito expandir o calendário de atividades das bandas marciais. Além disso, está nos planos da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, disponibilizar também para as escolas 1º de Maio e São José um professor de música para conduzir os ensaios das bandas.
Fonte:

Outras Notícias