Um dos objetivos traçados pela Administração Municipal para 2017 era reativar todas as bandas marciais escolares de Nova Petrópolis. A primeira parte da meta foi cumprida, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto retomou os ensaios de seis bandas marciais escolares, ação que envolve 80 estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Além das bandas reativadas pela Administração Municipal, duas escolas estaduais contrataram um professor de música e também retomaram os ensaios de suas bandas marciais.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto proporcionou a reativação das bandas marciais das escolas municipais Augusto Gaedicke, Luiz Loeser e Otto Hoffmann. O Colégio Estadual Padre Werner, o Colégio Cenecista Frederico Michaelsen e a Escola Bom Pastor completam a lista de instituições de ensino que tiveram suas bandas marciais reativadas pela Administração Municipal. As escolas estaduais 1º de Maio e São José mantém, com recursos próprios, suas bandas marciais, envolvendo 40 estudantes.
As bandas marciais escolares das escolas Padre Werner, São José e 1º de Maio se apresentaram nas comemorações da Semana da Pátria e na Parada das Flores, desfile que integrou a programação do Frühlingsfest 2017. O repertório das bandas inclui músicas como “Amigos Para Sempre”, “Carruagens de Fogo” e “Asa Branca”, além dos hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul. Os integrantes das bandas marciais estão ensaiando novas músicas, entre elas temas natalinos, para apresentar no Natal no Jardim da Serra Gaúcha.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, trazer de volta as bandas marciais é uma iniciativa que contribui para a educação dos jovens. “Os ensaios das bandas marciais proporcionam aos estudantes contato com valores culturais e disciplinares. Essa atividade com certeza contribui para a formação de cidadãos mais responsáveis, integrados e colaborativos”, enfatizou o secretário Ricardo.
Ainda de acordo com o secretário Ricardo Lawrenz, a intenção da Administração Municipal para 2018 é inserir as bandas marciais escolares no Projeto Pedagógico Municipal, com o intuito expandir o calendário de atividades das bandas marciais. Além disso, está nos planos da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, disponibilizar também para as escolas 1º de Maio e São José um professor de música para conduzir os ensaios das bandas.
Fonte: