conteúdo do menu
conteúdo principal
06/04/2023

Alunas da Escola Luiz Loeser são premiadas na 6ª Mostra Capital

Betina Konzen e Luana Weber conquistaram o 2º lugar em evento realizado no município de Feliz

COMPARTILHAR NOTÍCIA

As alunas Betina Konzen e Luana Weber, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Loeser, da Vila Olinda, foram premiadas durante a 6ª edição da Mostra Capital, realizada no município de Feliz nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril. As estudantes conquistaram o 2º lugar no evento científico com o trabalho “As maravilhas espalhadas pelo mundo e em Nova Petrópolis” e foram credenciadas para levar a pesquisa à 5ª Mostra de Ciências, em Vassouras, no Rio de Janeiro.

Conforme contou a professora Djamar Ruoso, que orientou o desenvolvimento do trabalho, as alunas já haviam sido destaque na 1ª Mostra do Conhecimento da Escola Luiz Loeser, recebendo, dessa forma, a indicação para representar a instituição na 3ª Mostra do Conhecimento de Nova Petrópolis, da qual também saíram selecionadas para participar da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) de Novo Hamburgo. Agora, com a última premiação conquistada, as estudantes se credenciaram para o evento em Vassouras.

A Mostra Capital é um evento de cunho científico promovido pela Escola Capital do Saber do município de Feliz, com o objetivo de desenvolver nos estudantes uma postura crítica, construtiva e pesquisadora. Participam trabalhos de diferentes instituições de ensino do Rio Grande do Sul e também de outros estados, que tenham sido premiados em outras feiras científicas afiliadas à Mostra.

 

Trabalho trata dos patrimônios históricos de Nova Petrópolis

O trabalho premiado na Mostra Capital analisou o patrimônio histórico tombado do município de Nova Petrópolis, tecendo comparação com as obras de arquitetura consideradas como as sete maravilhas do mundo.

Conforme a pesquisa, as maravilhas são divididas em antigas (Pirâmide de Gizé e Farol de Alexandria no Egito; Jardins Suspensos da Babilônia e Templo de Artemis no Iraque; Estátua de Zeus e Colosso de Rodes na Grécia; e Mausoléu de Halicarnasso na Turquia) e modernas (Coliseu de Roma na Itália; Petra na Jordânia; Muralha da China na China; Taj Mahal na Índia; Cristo redentor no Brasil; Machu Picchu no Peru e; Chichén Itzá no México). Os patrimônios tombados de Nova Petrópolis e estudados no trabalho foram o Moinho Rasche, Serraria Wickert no Pinhal Alto, Caixa Rural de Linha Imperial, Igreja Luterana de Nove Colônias e a Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Höfsttater da Silva.

 

Crédito das fotos: Divulgação/Comunicação PMNP

Outras Notícias