Secretaria de Educação, Cultura e Desporto
Tema surgiu depois que os alunos encontraram um gambá no pátio da escola
Os alunos da turma pré-B1 da Escola Municipal de Educação Infantil Ursinho Carinhoso, da Vila Germânica, desenvolveram nos meses de maio e junho um estudo sobre animais marsupiais. O trabalho educativo ganhou repercussão ao ser publicado nos canais do Projeto Marsupiais, do Espírito Santo.
A ideia de iniciar o estudo sobre os animais silvestres surgiu quando um gambá-de-orelha-branca apareceu no pátio da escola e despertou a curiosidade das crianças. As professoras Nayara Bohnenberger e Vanessa Cristina Kuhn Damin, que já vinham desenvolvendo atividades de incentivo à preservação de animais silvestres, entraram em contato com o Projeto Marsupiais. As biólogas do projeto realizaram uma palestra online para as crianças da Escola Ursinho Carinhoso.
Na oportunidade, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado pelo Projeto Marsupiais, como as ações de resgate, reabilitação e soltura dos animais encaminhados ao Cetas (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Espírito Santo). Além disso, tiraram dúvidas, aprenderam curiosidades e conheceram o papel ecológico que os marsupiais desempenham na natureza.
Além da palestra, os alunos desenvolveram atividades em sala de aula sobre a temática. As crianças pintaram desenhos de gambás, que foram expostos no site do Projeto Marsupiais, e desenvolveram folders que foram distribuídos à comunidade.
Animais marsupiais são aqueles que possuem uma bolsa de pele no ventre da mãe para abrigar os filhotes. Fazem parte dessa categoria o gambá, canguru, cuíca, diabo-da-tasmânia e o coala.
Crédito das fotos: Divulgação/Comunicação PMNP