O 1º Seminário Macrorregional da Semana Mundial da Amamentação em Nova Petrópolis ocorreu sexta-feira, 17 de agosto, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP). “Amamentação: A Base da Vida” foi o tema do evento que contou com o prestígio da primeira-dama de Nova Petrópolis, Marion Spier Hahn; da esposa do vice-prefeito Municipal, Sandra Fernandes; da secretária de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Andréia Siqueira Frota; dos vereadores Jerônimo Stahl Pinto e Kátia Zummach, entre outras lideranças do Município e profissionais da saúde.
O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, por meio do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA) e contemplou palestras ministradas pela enfermeira formada pela UCS, especialista em obstetrícia pela UNISINOS, enfermeira obstétrica do Processo Materno Infantil do Hospital Tacchini, enfermeira Ângela Callegari Boeira, que discorreu sobre “A "Hora de Ouro": vínculo, estímulo e apoio”; pela especialista em Saúde da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), experiência de quatro anos no Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas de Uberlândia, enfermeira Erika Ribeiro da Silva, que falou sobre “A importância do Banco de Leite Humano” e pelo médico formado pela USP, especialista em pediatria pela AMB, membro do Departamento de Aleitamento Materno e Pediatria Ambulatorial da SPSP, médico Yechiel Moisés Chencinski, que trouxe a temática “Amamentação: A Base da Vida”.
“O GAAMA está de parabéns. É indiscutível a importância do trabalho realizado pelo grupo. Inclusive, o Poder Executivo encaminhou um projeto de Lei, que obteve unânime aprovação da Câmara de Vereadores, reconhecendo o trabalho do GAAMA e tornando-o uma política pública intersetorial de apoio ao aleitamento materno em Nova Petrópolis. Desde 1º de agosto de 2018, a política do aleitamento materno é Lei”, comemorou a secretária de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota.
O vereador e líder de Governo na Câmara Municipal, Jerônimo Stahl Pinto, demonstrou sua gratidão em poder contribuir com tão importante fato. “Sinto-me honrado em ser um instrumento para que Leis como esta sejam defendidas e aprovadas no nosso Município. Além disso, destaco outra importante conquista dos últimos anos, a ampliação da licença maternidade das servidoras Municipais, de quatro para seis meses”, concluiu desejando que empresas, escolas e outros locais tenham um espaço para as mães amamentarem seus filhos, “favorecendo esta troca de amor e carinho”.
Saiba mais sobre o GAAMA:
O GAAMA surgiu em setembro de 2014 por iniciativa de profissionais da Secretaria de Saúde após a comemoração da 1ª Semana Mundial da Amamentação em Nova Petrópolis. O grupo tinha a percepção da necessidade de trabalhar o aleitamento materno na comunidade, devido à elevada quantidade de complementos alimentares utilizados para os bebês. Além disso, existia a necessidade de desmistificar crenças e mitos popularmente conhecidos, como: leite fraco, oferta de água e chá para as crianças em aleitamento materno exclusivo como forma de hidratação e a introdução precoce da alimentação complementar. Atualmente, os principais objetivos do grupo são prevenir o desmame precoce e promover, proteger e fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, se estendendo até dois anos ou mais.
Dentre as ações desenvolvidas pelo GAAMA, há duas linhas de atuação, uma técnica-pedagógica e outra clínica-assistencial. Na vertente técnica-pedagógica estão o planejamento, organização e execução de educações permanentes para profissionais de diferentes setores; planejamento, organização e execução de seminários e palestras para profissionais e comunidade; participação nos grupos de gestantes da Rede de Atenção Básica; elaboração de pesquisa para o levantamento de indicadores de amamentação. Como uma forma de aperfeiçoamento, os integrantes do GAAMA realizam estágios em Bancos de Leite Humano, participam de seminários anuais sobre a temática promovidos pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Na vertente clínica-assistencial, destaque para a atenção às mulheres e bebês que se dá na forma de apoio às Equipes de Saúde da Família (ESF) do Município. As ESFs identificam a dificuldade da dupla mãe-bebê e caso necessitem de apoio solicitam a ajuda de um integrante do GAAMA, que pode se dar por meio de trocas de informação, ou mesmo, por meio de visitas domiciliares às puérperas. Nesta vertente, cabe ressaltar o papel fundamental de todos os integrantes das Equipes de Saúde da Família, em especial, a importância do apoio dos Agentes Comunitários de Saúde.
Além disso, o GAAMA incentiva ações territoriais pelas ESFs, assim como planeja, promove e executa as ações alusivas à Semana Mundial da Amamentação, dentro do Agosto Dourado. Um dos eventos promovidos anualmente pelo GAAMA é o Mamaço Festivo, que teve sua 5ª edição em 2018 e integra a programação do Festival Internacional de Folclore. Atrelado a este evento, ocorre o concurso de fotos de “Mães Amamentando”, que neste ano teve sua 4ª edição com a temática da “Amamentação em Locais Públicos”
Atualmente, o GAAMA atual que é composto por profissionais da Secretaria de Saúde, residentes do GHC e voluntários da comunidade. São eles: os nutricionistas Manoela, Daiane e Killian; a dentista Daniela; a médica Karin; as fonoaudiólogas Aline e Suziane; a técnica de enfermagem Juliana; as psicólogas Luciane e Carina; as educadoras físicas Carmen e Maiara; a bioquímica Cláudia e a fisioterapeuta Vanessa, caracterizando uma abordagem interdisciplinar desta equipe.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.
CRÉDITOS DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP
Fonte: