Integrantes da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia, autoridades e comunidade reuniram-se no dia 10 de janeiro para um momento de exaltação à cultura e preservação da história.
Na ocasião ocorreu o lançamento da cartilha “Os Boêmios em Nova Petrópolis”, um material que apresenta textos, mapas, documentos originais e fontes de pesquisa. O presidente da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia, Nestor Grings e sua esposa Gladis Hennemann Grings apresentaram o Traje Típico da região de origem dos imigrantes Boêmios (do folclore Tcheco) para ser utilizado em momentos festivos. Logo após, Ary Antonio Hillebrand interpretou o imigrante Franz Oppitz, que ocupava o cargo de secretário em inúmeros reuniões, em um momento cultural. Também foi exibido um filme sobre Jablonec Nad Nisou (Gablonz) – cidade da República Tcheca co-irmã de Nova Petrópolis.
Jovens da plateia receberam exemplares da Cartilha dos Boêmios durante o evento cultural. “A entrega dos livros a este jovens simboliza o compromisso que a juventude tem de continuar a história, preservando-a e conta-o aos jovens que virão”, disse Adélia Hillebrand.
O vice-prefeito, Gregor Hermann, em exercício à época; o secretário da Fazenda, Claus Altevogt; a secretária adjunta de Educação, Cultura e Desporto, Yedda Leão Michaelsen; a diretora do departamento de Cultura, Gabriela Raymundo e o diretor da seção de cultura musical, Éderson Moreira dos Santos marcaram presença no evento da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia.
“A memória é uma das coisas mais importantes da nossa vida, assim como o ar. Obrigada por nos proporcionarem tal momento de cultura e preservação histórica”, declarou Hermann.
Segundo o presidente da associação, Nestor José Grings, a realização deste evento tornou-se possível graças ao apoio do Ministério das Relações Exteriores, intermediado pelo Consulado Geral de São Paulo e da Embaixada da República Tcheca no Brasil.
Fonte: