conteúdo do menu
conteúdo principal
20/04/2023

Atividades sobre a cultura da paz são realizadas nas escolas de Nova Petrópolis

Escola do Vale Verde recebeu as atividades nesta quinta-feira. Outras terão programação na próxima semana

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Até o final do mês de abril, as Escolas Municipais Luiz Loeser, Bom Pastor, Augusto Guilherme Gaedicke, Otto Hoffmann e Pedro Beck Filho vão receber ações focadas na cultura da paz. A programação é organizada pelas secretarias de Educação, Cultura e Desporto e de Saúde e Assistência Social, através de um projeto sobre Arte Urbana, para estimular a comunicação não-violenta no ambiente estudantil e proporcionar atividades diferenciadas aos alunos.

Nesta quinta-feira, 20 de abril, pela manhã, foi a vez da Escola Augusto Guilherme Gaedicke, do bairro Vale Verde, receber uma oficina de rap realizada pelo Professor Frank, do Movimento Hip-hop de Nova Petrópolis.

Durante o intervalo das aulas, os alunos assistiram à apresentação com músicas que tinham temas como empatia e compaixão, e aprenderam sobre a importância do cuidado com a saúde mental – tema abordado pela psicóloga do Espaço Multidisciplinar de Atenção à Infância e Adolescência (Emaia), Ana Carolina Rossini. Ela convidou todos a visitarem o Emaia e conhecerem o trabalho que é realizado no serviço.

Ainda na quarta-feira, dia 19, a atividade chegou até a Escola Luiz Loeser, de Vila Olinda, e à Escola Bom Pastor, localizada em Linha Brasil. Até o final do mês o projeto deve acontecer nas escolas Otto Hoffmann, na Pousada da Neve, e Pedro Beck Filho, de Linha Temerária.

 

Oficina de rap

A oficina de rap levada às escolas é parte do Movimento Hip-hop, que nasceu nos Estados Unidos pela necessidade de se estabelecer uma cultura de paz para os jovens do país.

Em Nova Petrópolis, além da atividade nas escolas, acontecem oficinas às segundas e terças-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h na pista pública de skate, no bairro Logradouro. Podem participar jovens de 11 a 17 anos, de forma gratuita.

 

Cultura da paz

A cultura da paz é uma prática que vem da Justiça Restaurativa, uma metodologia do sistema judiciário que visa atuar em conflitos com o uso da comunicação não violenta. Nas escolas, o tema já vem sendo tratado há alguns anos com o uso dos Círculos de Construção da Paz, reuniões circulares em que alunos, professores e funcionários conversam para chegar a soluções para situações que possam gerar problemas de relacionamento.   

 

Crédito das fotos: Divulgação/Comunicação PMNP

Outras Notícias