conteúdo do menu
conteúdo principal
14/07/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Autor na Escola leva escritores a instituições de ensino de Nova Petrópolis

Projeto da Secretaria de Educação envolveu aproximadamente 3 mil alunos...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Projeto Autor na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, levou escritores a 18 Escolas de Nova Petrópolis, envolvendo, aproximadamente 3 mil alunos da Educação Infantil ao 9º ano. As autoras Léia Cassol, Márcia Tatiana Funke Dieter e Marô Barbieri, além do escritor Marcelo Spalding, participaram do projeto literário, no qual interagiram com crianças das instituições de ensino do Município.

As visitas iniciaram dia 09 de junho, com a escritora paranaense Léia Cassol. A autora, acompanhada pelo músico Johnny Pedra, contou histórias, cantou e interagiu com estudantes da Educação Infantil ao 5º ano das Escolas Bom Pastor e Luiz Loeser. A escritora divertiu as crianças contando histórias como “A Bela Baratinha”, “Chapeuzinho Vermelho” e “Era uma vez... uma Fruta Amarela”, além de tocar músicas, autografar livros e tirar fotos com as crianças.

O projeto teve sequência nos dias 11 e 12 de junho, com a escritora e contadora de histórias Márcia Tatiana Funke Dieter, que visitou todas as Escolas de Educação Infantil de Nova Petrópolis. As professoras das instituições de ensino trabalharam as histórias e enfeitaram as salas para receber a autora, que trabalhou os livros “A casa e a Menina” “O Sonho de Angelina”, “Minhocas na Cabeça” e  “Gabriela, a Borboleta Amarela”.

O autor Marcelo Spalding conversou com estudantes do 6º ao 9º ano das Escolas 1º de Maio; Augusto Gaedicke; Bom Pastor; Luiz Loeser; Padre Amstad e Padre Werner. Nas visitas, ocorridas nos dias 29 e 30 de junho, o escritor exaltou a importância do ler bem e trabalhou com as crianças as obras de sua autoria a “Cinco Pontas de uma Estrela” e “Vencer Por Linhas Tortas”.

Nos dias 07, 08 e 09 de julho, foi a vez da escritora Marô Barbieri participar do Autor na Escola. A escritora visitou as Escolas 1º de Maio; Augusto Gaedicke, São José, Otto Hoffmann, Padre Amstad, Padre Werner, Pedro Beck Filho e Piá. Marô conversou com as crianças sobre seus livros “Tinoca a Minhoca”; “A Bolinha que não Rolava” e “A princesa que não sabia chorar”, além de “Pastoreio”, uma releitura da lenda do Negrinho do Pastoreio.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Cíntia Hansen Reisdoerfer, o projeto Autor na Escola é uma das ações que contribui para a formação de cidadãos mais cultos e interessados pela leitura. “Nova Petrópolis é exemplo no que diz respeito à valorização da literatura. Não paramos de desenvolver ações que fortalecem o vínculo entre a população e os livros, especialmente nossas crianças. Por isso, a edição de 2015 do Autor na Escola foi muito bem organizada e recebeu diversos elogios”, ressaltou Cíntia.

O projeto Autor na Escola, que integra o projeto Cidade Leitora, é desenvolvido pela Prefeitura de Nova Petrópolis desde 2005, com o objetivo de aproximar estudantes dos autores que visitam Nova Petrópolis. A ação aproxima os jovens da literatura de uma maneira leve e interativa, ajudando a manter Nova Petrópolis como uma referência quando o assunto é leitura e apreço pela literatura.


Fonte:

Outras Notícias