Secretaria da Fazenda
Rota foi lançada oficialmente dia 1º de dezembro e reúne 15 empreendimentos...
Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, lançou uma nova opção de passeio para seus visitantes. Caminhos Germânicos é a rota rural lançada no dia 1º de dezembro, nas dependências da Escola Bom Pastor, na localidade de Linha Brasil. Caminhos Germânicos - Natureza exuberante e uma história fascinante - reúne 15 empreendimentos que oferecem diversas opções de visitação, reunindo muita história, arte, gastronomia e passeios em meio a natureza. A rota localiza-se entre Nova Petrópolis e Gramado, junto à rodovia RS 235, nas comunidades de Linha Brasil e Nove Colônias.
O prefeito Regis Luiz Hahn; o secretário Municipal de Turismo, Paulo Roberto Staudt; o gestor de Turismo da Serra Gaúcha, representando o Sebrae/RS, Emerson Bittencourt Monteiro; a coordenadora do Fundo de Turismo, Luciane Schommer; os empresários Valmor Heckler, do Esculturas Parque Pedras do Silêncio e Marley Pertile, da Casa Amarela, foram algumas das autoridades presentes no evento. A solenidade de lançamento contou com mais de 70 pessoas, em um momento de grande descontração, cultura e gastronomia típica.
A organização da rota Caminhos Germânicos é fruto da parceria entre o SEBRAE, Secretaria Municipal de Turismo de Nova Petrópolis, Fundo de Turismo e os empreendedores locais. O trabalho para o desenvolvimento deste produto turístico vem sendo realizado há dois anos e contou com suporte técnico por meio dos cursos de qualificação, consultorias individuais e coletivas visando a preparação dos empreendores participantes.
O diferencial que a nova rota oferece ao mercado é a oportunidade do visitante programar o seu passeio a partir do tempo disponível e das suas expectativas. Os Caminhos Germânicos quer proporcionar diferentes vivências aos visitantes por meio do conhecimento histórico das raízes germânicas em um ambiente de paisagem rural com paisagens exuberantes entre vales e montanhas. Oportunizar que o visitante possa circular em espaços de natureza através de caminhadas ou em um passeio de uma camionete rural, também poderá conhecer a história de tecelões e imigrantes germânicos e tchecos que colonizaram esta região, provar a delícia dos embutidos ou conhecer uma galeria de arte com artistas da serra gaúcha ou conhecer o processo de produção de malhas. Circular nos Caminhos Germânicos é fazer uma viagem no tempo, o visitante também poderá conhecer um Parque de Esculturas que apresenta mais de 60 esculturas em pedra em tamanho natural e que retratam a colonização da cidade e região abordando tanto os aspectos sociais, econômicos e conjunturais do momento desta chegada dos germânicos em terras brasileiras. Para vivenciar estas experiências as visitas poderão ser agendadas diretamente nos locais de visitação.
FOTOS: Divulgação