Secretaria de Administração
Produtores tem até o dia 29 de maio para realizar o procedimento...
A Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Nova Petrópolis informa que apenas os produtores rurais produtores inscritos no Programa Nacional de apoio à Agricultura Familiar (PRONAF) ou no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (PECFAM), que possuírem até 30 bovinos e/ou búfalos no seu rebanho, por núcleo familiar, receberão gratuitamente as doses da vacina contra febre aftosa.
Nas propriedades que se enquadram nos requisitos, a vacina será aplicada pelo vacinador durante visita às mesmas. Já os produtores que não estiverem aptos a receber as doses deverão adquirir as vacinas nas casas agropecuárias e, obrigatoriamente, apresentar a nota fiscal de compra na Inspetoria do seu município até o quinto dia útil após o término da campanha, que vai até 29 de maio. Além disso, o produtor também deverá apresentar o numero total de animais vacinados por categoria e sexo, fazendo as atualizações necessárias no seu rebanho (nascimentos, mortes, abate para consumo).
A IDA alerta que os produtores ou detentores de animais que não realizarem a vacinação durante o período da campanha terão suas propriedades interditadas e serão multados. A infração por não realizar a vacinação dos animais inicial é de 60 UPF e mais 1 UPF por animal, ou seja, sendo o valor da UPF (Unidade Padrão Fiscal) hoje R$ 15,48 a multa inicial fica em R$ 929,00.
Ainda de acordo com a IDA, a Inspetoria Veterinária do município aguarda o recebimento das vacinas, mas informa que a Agropecuária Piá já possui doses à venda. Para mais informações, os produtores devem se dirigir o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, somente assim terão direito às doses gratuitas quando estas estiverem disponíveis.
Segundo informações da IDA, o Rio Grande do Sul é o único Estado que ainda doa as vacinas para os pequenos produtores. Nos demais Estados brasileiros o produtor precisa comprar a vacina, aplicar em seus animais e comprovar vacinação nos escritórios regionais de defesa sanitária animal.