conteúdo do menu
conteúdo principal
05/11/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Caps e Emater promovem oficina sobre o Relógio do Corpo Humano

Agentes comunitários de saúde e usuários participaram da atividade sobre a forma de utilização de cada planta

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Agentes comunitários de saúde e usuários do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) participaram de uma oficina nesta sexta-feira, 5 de novembro, com a extensionista rural e social da Emater\RS, Carin Lima. As plantas que compõem o relógio do corpo humano, idealizado pelos usuários do Caps em setembro, foram apresentadas e as formas de uso de cada uma foram tema da atividade.

O relógio do corpo humano é baseado na medicina tradicional chinesa, em que cada planta é cultivada no espaço que corresponde ao horário ideal para consumo, conforme a necessidade de cada órgão do corpo humano. Em setembro, os usuários do Caps realizaram o plantio das espécies, em uma atividade da oficina de horta e jardinagem oferecida pelo Centro.

A extensionista rural e social da Emater\RS, Carin Lima, falou de todas as plantas que compõem o relógio, qual o melhor horário para consumo de acordo com a necessidade do órgão do corpo humano a ser tratado e as variações de cada espécie. Carin ainda realizou o preparo de alguns chás, mostrando a forma correta de preparo de acordo com a planta, utilizando água fria, quente e levando à fervura. No final da atividade, os participantes instalaram placas com os nomes de cada planta no relógio.

A coordenadora do Caps, psicóloga Carina Corrêa da Silva, agradeceu o empenho de todos os envolvidos no projeto e destacou a importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde em levar as informações sobre o uso correto das plantas para a comunidade durante as visitas domiciliares.

Nova Petrópolis conta com um importante projeto chamado Farmácia Viva, que fornece plantas medicinais nas unidades básicas de saúde para a utilização da comunidade no tratamento de doenças. A entrega das plantas ocorre conforme indicação médica dos profissionais que integram as Estratégias de Saúde da Família.

 

Crédito das Fotos: Ana Paula Backes\Comunicação PMNP

Outras Notícias