Secretaria de Administração
Evento envolve arte e cultura na produção de saúde mental de 18 a 22 de maio...
O Centro de Atenção Psicossocial Vida Nova (CAPS) promove a III Semana de Luta Antimanicomial, que ocorre de 18 a 22 de maio. Com o tema “Cantar faz feliz o coração”, a equipe do CAPS propõe uma semana de alegria e conscientização à comunidade de Nova Petrópolis. O evento é realizado desde 2013 e nesta edição terá a arte e a cultura como instrumentos na produção de saúde mental.
“A luta antimanicomial é um movimento que busca o fortalecimento do cuidado em liberdade para pessoas em sofrimento psíquico. Precisamos unir forças para não retroceder nas metodologias e técnicas de tratamento, afirmando as formas de cuidado que apostam na arte e na cultura como produção de saúde mental”, disse a coordenadora de saúde mental de Nova Petrópolis, Carina Corrêa da Silva.
A III Semana de Luta Antimanicomial terá uma rotina diversificada em Nova Petrópolis. Na segunda-feira, dia 18 de maio, primeiro dia da ação, o grupo se reunirá para uma conversa aberta no pátio da sede e fará a caminhada pela cidade lembrando o tema da campanha. Já na terça-feira, 19 de maio, o campo de futebol Lobão da Serra recebe a Olimpíada do CAPS, e à tarde será realizada a I Mostra de Talentos com Oficina de Expressão.
Os usuários do CAPS também realizarão o Serestiando com as Equipes de Saúde da Família (ESF) do Município, no dia 20 de maio. A Oficina Arte Urbana será a atividade da quinta-feira, 21, na qual os participantes irão pintar a rampa da sede do CAPS. No último dia da Semana de Luta Antimanicomial será feita uma assembleia de usuários e familiares. À tarde, os participantes encerram as atividades com o Bailouco que, neste ano, será realizado na Sociedade Recreativa Primavera, no município de Canela.