Sala lotou para a exibição do filme O Renascimento do Parto...
O mês que marca a luta pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, encerrou sábado, dia 31. Em Nova Petrópolis, o fechamento das atividades ocorreu com a exibição do filme “O Renascimento do Parto”, realizada no Cine Imigrante. Durante todo o mês de outubro, Nova Petrópolis promoveu atividades voltadas especialmente às mulheres nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), empresas, com a equipe de profissionais da Saúde e à comunidade em geral.
O evento de encerramento contou com a presença do prefeito Regis Luiz Hahn e da primeira-dama Marion Spier Hahn; do vice-prefeito Gregor Hermann e da esposa Paula do Amaral; da secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini; da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); e do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC); entre outras pessoas, que lotaram a sala do Cine Imigrante.
O filme retrata a grave realidade obstétrica mundial e, sobretudo, brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias consequências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Após o filme foi realizado um debate com a médica obstetra humanista, Caroline Chiarelli, que realiza partos humanizados na cidade de Muçum. Doulas de Nova Petrópolis e do Grupo "Nascer Sorrindo", de Caxias do Sul também participaram do cine debate.
“É importante promovermos estas discussões para desmistificarmos determinados assuntos. A exibição do filme e o debate foi muito proveitoso. Para fazermos grandes mudanças temos que dar o primeiro passo. E, certamente, fizemos isso”, declarou o prefeito Regis Luiz Hahn.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, durante este mês todas as equipes de saúde tiveram um olhar especial para a prevenção do câncer de mama e colo uterino, disponibilizando mais dias de coleta de CP (Papanicolau) e o exame das mamas durante a consulta nos postos. Além disso, as UBSs abordaram a saúde da mulher e a prevenção ao câncer nas salas de espera. Em outubro foram realizados 41 mamografias e 146 exames Papanicolau.
“As ações do Outbro Rosa reforçam o cuidado com a mulher. Além dos exames preventivos, as equipes trabalham a autoestima feminina, assuntos relacionados ao bem estar da mulher, decoram as UBSs para receber a todas as pacientes. Enfim, é um mês muito especial, o Chá da Amizade também merece destaque, bem como a exibição do filme “O Renascimento do Parto”, que surpreendeu”, avaliou a secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini.
Segundo a secretária, o filme propôs um olhar diferenciado para as gestantes. “Temos que qualificar o pré-natal em todas as suas formas, com informações, passando segurança às futuras mães. É vontade da Secretaria de Saúde conhecer o trabalho das doulas e, quem sabe, inseri-las nas UBSs, grupos e no auxílio ao acompanhamento e acolhimento às gestantes”, disse Crislei.
A prevenção ao câncer de mama é baseada no controle dos fatores de risco. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por intermédio da alimentação saudável e prática regular de exercícios, bem como evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas de prevenção. A amamentação também é considerada um fator protetor. O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos. O nome foi criado por remeter à cor do laço rosa, que simboliza a luta mundial contra o câncer de mama. O laço foi adotado na década de 1920.