Foi realizada na tarde de sábado, 17 de março, a 3ª Conferência Municipal de Povo de Terreiro do Rio Grande do Sul, no auditório do Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Com o tema “Democracia e Justiça Civilizatória de Matriz Africana”, o evento abordou assuntos alusivos a cultura dos Povos de Terreiro. O destaque da conferência ficou por conta das três palestras que abordaram o assunto sob diferentes perspectivas, sendo uma delas sobre o tema “Perspectivas Antropológicas”, ministrada pelo professor Antônio Sidekun.
A conferência contou com a presença da Mãe Bia de Yemanjá, coordenadora do Fundo Solidário UBUNTU e integrante do Conselho da Cooperativa Estadual de Trabalho e Desenvolvimento dos Povos Tradicionais de Matriz Africana; Sandrali de Campos Bueno, Secretária Executiva do Conselho Estadual do Povo de Terreiro e dos Tamboeiros de Porto Alegre, além do secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz e do secretário adjunto da pasta, Paulo Cesar Soares.
“Nova Petrópolis é a única cidade do Rio Grande do Sul que realizou três edições da Conferência Municipal de Povo de Terreiro. Foi uma grande satisfação receber elogios por isso durante o evento”, destacou o secretário Municipal, Ricardo Lawrenz.
A conferência foi uma realização do Departamento Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Povos de Terrreiro de Nova Petrópolis, com o apoio do Agrupamento de Umbanda Tenda de Ogum Xorokê e da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: