Secretaria de Obras e Serviços Públicos
5ª Conferência Municipal de Cultura foi realizada sábado, dia 21 de março...
A 5ª Conferência Municipal de Cultura foi realizada no último sábado, dia 21 de março, no auditório do Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Mais de 170 grupos, entidades e agentes culturais estiveram representados na conferência, reunindo aproximadamente 300 pessoas.
Durante a cerimônia oficial de abertura do evento, a mesa de autoridades foi composta pelo prefeito Regis Luiz Hahn, que declamou o Hino de Nova Petrópolis aos presentes; pela representante do Ministério da Cultura na Região Sul, Margarete Soares; pelo diretor de Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Leoveral Soares, representando o secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo Alves da Silva; pela secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer; pela presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciane Schommer; e pelo vereador Jorge Lüdke, representando o Poder Legislativo.
O público assistiu a explanação sobre “O Sistema de Cultura em Garibaldi - planejamento, funcionamento e execução”, apresentado pela Bacharel em Turismo, Especialista em Gestão Cultural e Assessora de Turismo e Cultura da Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi/RS, Patrícia Aimi Meneguzzi.
Houve o relato das atividades do Conselho Municipal de Cultura (CMC) em 2014, atuais membros e ações realizadas ao longo do ano. O público também teve mais informações sobre repasse dos recursos para o conservação do patrimônio, Projeto da Igreja de Nove Colônias e Espaço Mais Cultura.
Integrantes da equipe Tiarajú, participante da 9ª Gincana Municipal, apresentaram a paródia de uma canção referente aos 60 Anos de Nova Petrópolis. Também foram entregues os certificados aos 13 novos agentes culturais do Município.
A presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciane Schommer, apresentou propostas de discussão para alterações na Lei 3.621/2007, que cria o Conselho Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura e dispõe sobre o patrimônio natural, cultural, histórico e artístico de Nova Petrópolis. Dentre as alterações aprovadas pela plenária, por unanimidade, estão a alteração do nome do CMC, composição do CMC e atribuições do CMC. As alterações aprovadas durante a conferência deverão ser levadas à Câmara Municipal de Vereadores.
Conselho Municipal de Políticas Culturais foi o novo nome aprovado. Nas atribuições do Conselho deve ser incluído o item XVIII – Avaliar, analisar e recomendar a destinação do orçamento municipal para a Cultura. Durante a conferência também foi aprovada a alteração na composição do Conselho, ficando com sete representantes dos eixos temáticos (patrimônio, literatura, dança, cultura e ética popular, vídeo e fotografia, artes plásticas e música) e cinco representantes do poder público, totalizando 12 integrantes.
Segundo a secretária adjunta de Educação, Cultura e Desporto, Yedda Leão Michaelsen, a conferêrncia foi um ótimo momento de considerações sobre as políticas culturais locais, com significativas propostas de alterações na Lei que regulamenta o conselho, aumentando a participação dos variados segmentos culturais, tornando o Conselho mais ativo e participativo nas decisões sobre a cultura.