Secretaria de Administração
...
Na oportunidade, foi debatida a situação atual da coleta de lixo na cidade, onde foram colocadas diferentes ideias voltadas para a reciclagem. Também foi mostrado um vídeo demonstrativo de como é feita a reciclagem na cidade de São Paulo. O secretário Bruno Seger se mostrou preocupado com a questão da coleta das lâmpadas no comércio local e de materiais radioativos, como pilhas e baterias. Na cidade, esse tipo de material ainda não possui destino certo, sendo que a coleta desse tipo de lixo tem um custo elevado.
De acordo com o secretário, essa situação deve ser resolvida até o final do mês de março, “É preciso ter uma parceria das empresas com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente para que a coleta do lixo seja feita de forma correta”, destacou. A pesquisa Nacional de Saneamento Básico, divulgada pelo IBGE em 2010, apontou que dos 5.564 municípios do país, apenas 994 têm coleta seletiva, sendo que 536 deles contam com a participação das cooperativas.
O representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café, Ari Arsenio Boelter, ressalta que é muito importante que esse tipo de debate aconteça, “O meio ambiente ainda é um assunto polêmico por isso da importância de discutir os prós e contras. O ideal seria que todos fizessem a reciclagem correta, infelizmente na prática a realidade é outra,” acrescentou Boelter. A próxima reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente já foi marcada, será no dia 2 de abril, às 14h30min, no salão de atos do Sindicato dos Trabalhadores de Nova Petrópolis.