Equipamento de 1.700 metros levará água do Juriti ao reservatório da Rua Tiradentes, no Centro
Em reunião realizada na quinta-feira, 21 de novembro, com a presença da Administração Municipal, vereadores e representantes dos bairros, a Corsan anunciou a construção de uma nova adutora em Nova Petrópolis. O equipamento de 1.700 metros transportará água dos três poços novos localizados no bairro Juriti até o reservatório na esquina das ruas Tiradentes e Rui Barbosa. Com prazo de conclusão já em dezembro de 2024, a obra visa reforçar a oferta de água em todas as áreas atendidas e melhorar o abastecimento de água na cidade.
O anúncio da construção da adutora foi feito pelo superintendente regional da Corsan, Lutero Cassol, em reunião convocada pela Administração Municipal. O representante reconheceu a deficiência no abastecimento de água em Nova Petrópolis. De acordo com ele, a principal causa para as constantes faltas de água é a oferta insuficiente para atender a demanda em determinados horários.
Diante deste problema, a Corsan investiu na perfuração de mais dois poços artesianos na rua São José do Caí, no bairro Juriti, junto ao poço já existente no local. Juntos, os três poços somam a capacidade de fornecer 41 litros de água por segundo. Para fins de comparação, a ETA (estação de tratamento de água) de Nova Petrópolis tem capacidade para fornecer 50 litros de água por segundo. “Com isso, a Corsan quase dobrou a oferta de água em Nova Petrópolis”, afirmou Lutero.
No entanto, o sistema existente no bairro Juriti só comporta transportar 11 litros de água por segundo. Essa água é transportada por uma adutora que passa pela Rua Pernambuco, encontrando a rede de água na Av. 15 de Novembro, com direcionamento aos bairros Pousada da Neve, Piá e Vale Verde. Por isso, a necessidade de construir mais uma adutora.
De acordo com a Corsan, a necessidade de construir da adutora foi apontada através de um processo de modelagem hidráulica, realizada recentemente em Nova Petrópolis.
Conforme o superintendente regional da Corsan, os canos para a construção da adutora já estão em Nova Petrópolis e a empresa responsável pela obra já está se instalando na cidade. A previsão é de que as obras estejam concluídas por volta do dia 20 de dezembro.
VALE VERDE
A Corsan também perfurou um poço novo no bairro Vale Verde. Ele tem capacidade para fornecer 15 metros cúbicos de água por hora. Contudo, o novo equipamento ainda não conta com ligação elétrica à rede da RGE. Por isso, opera temporariamente com um gerador, o que diminui a capacidade de fornecimento de água.
VILA GERMÂNIA
Um quinto poço artesiano foi perfurado pela Corsan na Vila Germânia. Após perfurar 600 metros de profundidade, ele ainda não apresentou resultados em fornecimento de água. Por isso, a companhia está mobilizando máquinas mais potentes, para perfurar mais fundo em busca de água no local.
COMUNICAÇÃO
Durante a reunião, os representantes das entidades apresentaram queixas com relação à comunicação de problemas de abastecimento. Diante disso, a Corsan propôs a criação de um grupo, do qual participarão os presidentes das associações de moradores e a gerência local da companhia.
Estiveram presentes à reunião o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; o vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; a secretária de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação; Cristhie Lenz; o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre da Silva; e o vereador Daniel Michaelsen. A Acinp foi representada pela 2ª tesoureira Christine Hesse Gross e a CDL foi representada pelo vice-presidente Marcelo de Paula Santos. Ilese Schmitt representou a Associação de Moradores do Pousada da Neve; Sebastião Mendonça representou a Associação de Moradores do Vale Verde; Fernando Furstow representou a Associação de Moradores de Linha Olinda. Os demais bairros abastecidos pela Corsan também foram convidados.
Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP