Junho é o mês de enfrentamento e conscientização sobre violência contra a pessoa idosa...
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Nova Petrópolis, aborda o tema “Violência Contra a Pessoa Idosa” durante todo o mês de junho. No dia 15 de junho, celebra-se o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa.
Na data em que é enfatizada a conscientização sobre o tema, representantes de Nova Petrópolis participaram do 34º Encontro Estadual dos Conselhos Municipais do Idoso, realizado no Auditório do PROCON, em Porto Alegre. A assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Rozane Azolin da Silva, a vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ireni Rolloff e a presidente do grupo Tempo Presente, Thereza Michaelsen representaram o Município no evento.
Em 2016, o CRAS está realizando palestras e distribuição de estatutos do idoso nos grupos de Terceira Idade. “O foco neste ano é sobre a violência financeira que as pessoas idosas sofrem. A violência consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou ao uso dos recursos financeiros e patrimoniais não consentido pelos idosos. Esse tipo de violência é muito comum no âmbito familiar”, destaca a coordenadora Municipal das Políticas Públicas do Idoso, Lúcia Verônica Schmitt.
As atividades de conscientização e enfrentamento da violência contra as pessoas idosas são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio do CRAS, e contam com o apoio do Conselho Municipal do Idoso, da Coordenadoria do Idoso e dos grupos de Terceira Idade de Nova Petrópolis.