Encontro sobre ações de saúde envolveu gestores, técnicos e assistentes sociais...
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu um encontro com a assessora técnica do Departamento de Ações da Saúde (DAS) da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (STDS/RS), Cássia Lorentz, no dia 11 de novembro, na sala de reuniões da ACINP.
A secretária Muncipal de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, a coordenadora do CRAS, Tatiane Solange Konrath e assistentes sociais do Município participaram do encontro. “As reuniões acontecem mensalmente em Municípios da Região das Hortênsias e, no mês de novembr,o Nova Petrópolis sediou o encontro, recebendo cidades vizinhas para capacitação”, destaca Tatiane.
A assessora técnica do Estado tratou sobre temas voltados aos desafios da gestão municipal de Assistência Social para o próximo ano, como o Pacto de Aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); o Plano Decenal de Assistência Social 2017-2027; a Lei do SUAS e a Lei de Benefícios Eventuais e Emergenciais; que devem ser implantados, prevendo a ampliação e melhoria da oferta dos serviços prestados.
Cássia ressaltou que cada vez mais o Município terá que fazer mais pela população com menos recursos, se referindo a crise financeira que o Estado e País vivem. A assessora técnica do Estado ainda parabenizou a organização Municipal e a aplicação de seus recursos. “São poucos os Municípios que têm a estrutura e os atendimentos que Nova Petrópolis possui, com grande parte dos recursos sendo do próprio Município”.