Secretaria de Obras e Serviços Públicos
Palestra e futebol adaptado foram atividades desenvolvidas no dia 13 de dezembro...
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto apoiaram a iniciativa de celebrar o Dia do Deficiente Visual, comemorado em 13 de dezembro. A ideia surgiu de portadores da deficiência e foi apoiada por simpatizantes da causa.
As atividades alusivas ao Dia do Deficiente Visual foram elaboradas por André Werkhausen Boone e Adelar Marcos Arend, portadores da deficiência visual, em parceria com o integrante do Desporto Municipal e acadêmico de Educação Física, Gustavo Arend e com o professor de Educação Física e integrante do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Nova Petrópolis, Fernando Araújo.
André e Adelar ministraram uma palestra descontraída, nas dependências da Escola Bom Pastor, sobre a condição e explicaram o que é a deficiência, as dificuldades encontradas por portadores e dicas para a comunidade. A palestra motivacional trouxe aspectos positivos e negativos vividos por pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência. “A ideia é conscientizar a comunidade sobre a importância da sociedade na vida do deficiente visual e quais as situações que os portadores vivem e que devem ser melhoradas”, destaca Gustavo.
“A única coisa que nos diferencia é que não podemos enxergar”, declarou Adelar durante a palestra. “Nos tratam como anormais, porém a anormalidade é uma questão de opinião pessoal”, ressaltou André. A dupla apresentou também a mais recente conquista: a escalada às Pedras do Silêncio. A subida ao local foi tema do projeto e aplicação do trabalho de conclusão de curso do acadêmico de Educação Física, Gustavo Arend. Esporte, natureza e deficiência visual foram as palavras-chaves utilizadas na proposta.
O secretário Muncipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz parabenizou o integrante do Desporto Municipal por abraçar essa causa e proporcionar à comunidade participar deste momento. A secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini destacou o evnolvimento de todos e agradeceu por fazer parte deste momento que enfatiza um dos assuntos que, muitas vezes, é alvo de preconceito da sociedade. O assessor do Desporto Municipal, Luiz Port também prestigiou o evento.
Depois da palestra motivacional, os participantes e alunos da Escola Bom Pastor disputaram partidas de futebol de cinco adaptado para pessoas com deficiência visual na Sociedade Cultural e Esportiva Concórdia, de Linha Imperial. Os estudantes da Escola Bom Pastor utilizaram vendas para jogar com os portadores. Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEV), residentes de Caxias do Sul e de Gramado também participaram das atividades.