conteúdo do menu
conteúdo principal
11/09/2014

Demandas foram discutidas na Conferência Municipal de Saúde

Evento reuniu aproximadamente 70 pessoas entre profissionais de saúde e comunidade...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
A secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis promoveu, no dia 9 de setembro, a 5ª Conferência Municipal de Saúde, no plenarinho da ACINP. O evento, que teve início às 17h, contou com um público de aproximadamente 70 pessoas, entre profissionais de saúde e comunidade. O encontro foi realizado com o objetivo de apresentar à população um panorama da Secretaria Municipal de Saúde, além de discutir as demandas levantadas nas pré-conferências de saúde realizadas no município.
A conferência teve início no Salão Xadrez do Centro de Eventos, com a apresentação de street dance dos jovens que integram o Projeto Arte Urbana, ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde que atende estudantes do município. Os dançarinos, coordenados pelo professor de música José Francisco de Souza Esteves, mostraram desenvoltura nos passos que já aprenderam na oficina de street dance e foram aplaudidos pelo público.
Após a apresentação artística, o público ocupou as cadeiras do plenarinho da ACINP para a sequência do evento. Neste momento, a secretária municipal de Saúde, Críslei Gerevini, apresentou dados gerais da Secretaria Municipal de Saúde. Na apresentação, a secretária informou valores de convênios com instituições, cintou programas desenvolvidos e apresentou número de consultas realizadas desde 2013, além de citar características sobre o trabalho desenvolvido em setores que compõem a secretaria, como CRAS, CAPS, Assistência Social, NASF e conselhos municipais.
A médica geral comunitária da UBS Vila Germânia, Paula do Amaral, trouxe para a conferência as pautas que surgiram nas oito pré-conferências de saúde. Os temas apresentados, tais como agendamento de consultas, atendimento de urgências, cota reduzida para exames de alta complexidade, demora para consultas com especialistas, além do funcionamento do Programa Estratégia de Saúde da Família, foram discutidos pelos participantes do evento.
“Este é o momento para que sejam feitas sugestões e críticas. Estamos reunidos aqui com o intuito de dialogar e discutir ideias, com o firme objetivo de melhorar tudo que diz respeito à saúde em Nova Petrópolis”, disse a secretária de Saúde Críslei Gerevini, para um público que contava com a presença do vice-prefeito, Gregor Hermann, além da presidente da OASE, entidade que administra o Hospital de Nova Petrópolis, Marlene Drechsler e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elton Hillebrand.
Para o vice-prefeito Gregor Hermann, reunir profissionais de saúde do município, prefeitura e comunidade é uma ótima maneira para se construir uma política melhor para todos. “Nós ouvimos os anseios da população durante as pré-conferências e agora estamos aqui para, juntos, discutirmos alternativas que se adaptem à realidade de cada bairro de Nova Petrópolis”, destacou o vice-prefeito durante seu discurso.



Fonte:

Outras Notícias