Secretaria de Saúde e Assistência Social
Mais de 70 pessoas fizeram doação no posto de saúde do bairro Piá
Os nova-petropolitanos mostraram mais uma vez que são muito solidários, e isso se comprovou com o expressivo número de doações de sangue realizadas nessa quarta-feira, 17 de abril, para ajudar o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemoc). Nessa ação, realizada novamente na unidade básica de saúde do bairro Piá, 97 pessoas compareceram e passaram pela triagem promovida pelos profissionais do Hemoc, e 73 conseguiram concluir o processo de doação.
As atividades começaram às 8h, e, até o final da manhã, 31 pessoas doaram sangue na iniciativa. À tarde, até as 16h, mais de 30 moradores de Nova Petrópolis e redondezas haviam colaborado também. No final da tarde, o prefeito Jorge Darlei Wolf, visitou a unidade de saúde para acompanhar e conversar com aqueles que aguardavam a vez.
Entre os colaboradores da iniciativa estavam a auxiliar de serviços gerais Aline e o motorista Gustavo, que agendaram a doação previamente e no dia compareceram no horário marcado para sua contribuição. Os dois afirmaram que sempre doam sangue quando há a oportunidade na cidade, sendo doadores tradicionais e parceiros da ação da Prefeitura com o Hemoc.
Das 97 pessoas que compareceram para doação, 73 conseguiram de fato doar. Vinte e quatro apresentaram inaptidão temporária para a coleta de sangue devido a questões de hemoglobina, pressão alta, tatuagem e lesões de pele, situações que foram verificadas no momento da triagem pelos profissionais do Hemoc, responsáveis pela avaliação.
As bolsas de sangue recolhidas no município foram encaminhadas ao Hemocentro de Caxias do Sul, que atende 49 cidades da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. A ação em Nova Petrópolis é articulada pela Secretaria Municipal de Saúde e vai ao encontro dos pedidos dos moradores, para que possam colaborar com os estoques sem precisar se deslocar a outras localidades.
Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP