conteúdo do menu
conteúdo principal
17/02/2023

Doses da vacina bivalente contra a Covid-19 começam a ser aplicadas em Nova Petrópolis

Vacinação inicia pelos idosos moradores de lares de longa permanência nesta sexta-feira

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Prefeitura de Nova Petrópolis iniciou, nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. Os primeiros a receberem a proteção serão os idosos que residem em Instituições de Longa Permanência no município. Pessoas com 70 anos ou mais também começarão a ser imunizadas na próxima quarta-feira, dia 22.

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis recebeu, do governo do Estado, 810 doses de vacinas, para aplicar em idosos residentes em lares institucionalizados e no público acima dos 70 anos. As vacinas chegaram ao município no dia 15. Já na quinta-feira, dia 16, profissionais da rede pública participaram de capacitação promovida pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O imunizante utilizado para esse novo reforço passou por atualização e, agora, além de proteger contra as cepas originais do coronavírus, também gera proteção contra a variante Ômicron, que é bastante contagiosa.

 

Os primeiros a receberem a bivalente

A primeira instituição de longa permanência a ter os idosos vacinados com a bivalente está localizada no centro da cidade. Na casa, 12 pessoas, entre idosos e cuidadores, foram imunizados nesta sexta-feira.

Nova Petrópolis possui seis casas destinadas ao cuidado com pessoas idosas. Na próxima semana, a Secretaria de Saúde dará seguimento à vacinação contra a Covid-19 nesses locais.

 

Vacinação para 70+

A Prefeitura iniciará as aplicações da bivalente nos idosos com 70 anos ou mais a partir do dia 22 de fevereiro, próxima quarta-feira. As vacinas serão disponibilizadas ao público em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

Nas UBSs do interior, será necessário agendar para receber a vacina bivalente, em função da vida útil do frasco do imunizante (cerca de 12h), para otimizar as aplicações e evitar desperdícios.

Já na UBS Centro, que possui maior demanda de usuários, a vacinação será feita por livre demanda, nas segundas e quartas-feiras pela manhã, das 8h às 12h. Nos demais dias da semana serão aplicados outros tipos de vacinas e realizados atendimentos de rotina.

Para receber a dose bivalente, a pessoa precisa ter completado o esquema vacinal primário com uma das vacinas monovalentes (Pfizer, Janssen, Coronavac, etc), e respeitar o intervalo de quatro meses entre as doses. Também é necessário apresentar a Carteira de Vacinação e o Cartão SUS.

 

Crédito das imagens: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP

Outras Notícias