conteúdo do menu
conteúdo principal
27/05/2014

Emoção na despedida da Exposição de Borboletas em Nova Petrópolis

Cidade foi a última parada das peças criadas para a Campanha de Prevenção do Câncer de Mama...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
Nova Petrópolis se despediu das coloridas borboletas que embelezaram ainda mais a Praça das Flores. A cerimônia de encerramento da Exposição de Borboletas, criada especialmente para compor a Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, foi realizada na Praça das Flores na tarde de domingo, 25 de maio, reunindo aproximadamente 70 pessoas entre autoridades, organizadores e comunidade.
As 25 borboletas da campanha, confeccionadas pelo artista plástico Bino Ferreira e ornamentadas por artistas da região, chegaram a Nova Petrópolis no dia 9 de maio, após terem passado pelas cidades de São Francisco de Paula, Igrejinha, Canela e Gramado. A curadora da exposição, Márcia Oppitz, inspirou-se na simbologia do Outubro Rosa, que remete à luta contra o câncer de mama, para realizar a mostra, agregando a arte decorativa ao tema.
A Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis deu o tom da despedida, com versões instrumentais de temas cinematográficos e canções como "Viva La Vida", do Coldplay. O prefeito Regis Hahn, acompanhado da primeira dama Marion Spier Hahn, uma das idealizadoras da exposição, participou da solenidade, que contou também com a presença do vice-prefeito Gregor Hermann e secretários municipais.
O presidente da ACINP, Cláudio Michaelsen, a curadora da exposição, Márcia Oppitz e as artistas que ornamentaram as borboletas também participaram de cerimônia, que contou ainda com a presença do pastor da IECLB, Murilo Jung.
O momento foi marcado por discursos e mensagens carregados de emoção, lembrando o público do verdadeiro sentido da exposição. Em sua mensagem, lida pela mestre de cerimônia Kassandra B. Dorneles, a curadora Márcia Oppitz destacou o aprendizado que a iniciativa lhe trouxe. “Não foi fácil realizar este evento. Perdi duas amigas durante a exposição, isso foi muito triste, mas Deus me deu forças para superar e seguir com essa exposição, que me fez aprender uma nova forma de tocar a alma e o coração das pessoas”, ressaltou Márcia.
Para o prefeito Regis Hahn, as borboletas deram um toque especial à Praça das Flores e cumpriram com seu papel de conscientização. “Essa exposição combinou muito bem com nosso município. Além de realçar a beleza da nossa Praça das Flores, as borboletas alertaram todos, especialmente as nossas mulheres, sobre a importância da prevenção dessa doença”. A primeira dama de Nova Petrópolis, Marion Spier Hahn, agradeceu às realizadoras da exposição pela oportunidade conferida à Nova Petrópolis de fazer parte da iniciativa.
“A Exposição de Borboletas ficou tão bonita em Nova Petrópolis que gostaríamos de mantê-la aqui por mais tempo. Essa iniciativa agregou ao trabalho que desenvolvemos na Secretaria de Saúde. Concentramos grande parte dos nossos esforços em campanhas de conscientização, ou seja, essa exposição itinerante atendeu com perfeição a esse propósito”, destacou a secretária municipal de Saúde, Críslei Gerevini.
A Exposição das Borboletas em Nova Petrópolis foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, Casa do Artesão e Departamento da Mulher da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP).


Fonte:

Outras Notícias