conteúdo do menu
conteúdo principal
30/09/2013

Secretaria de Administração

Encerra hoje atendimento em horário ampliado na UBS Centro

Posto de Saúde do Centro realizou mais de 600 atendimentos no período...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
O atendimento em horário ampliado na Unidade Básica de Saúde do Centro (UBS) iniciou em junho e encerraria no mês de agosto, atendendo as prerrogativas do Programa Inverno Gaúcho, do Governo do Estado. A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social manteve o terceiro turmo também durante o mês de setembro. No período, mais de 600 atendimentos foram realizados no Posto de Saúde do Centro.
Segundo a secretária de Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini, o motivo pelo qual foi aberto o terceiro turno de atendimento em junho, até às 20h, foi o inverno, para atendimento às doenças respiratórias. “Estendemos o horário de atendimento até às 19h também durante o mês de setembro, porque o frio ainda é muito rigoroso nessa época e as doenças respiratórias são recorrentes. Mas, a partir de então, verificou-se que a procura por infecções respiratórias diminuiu e que as pessoas procuraram o posto por um atendimento mais generalista (atendimento médico e de enfermagem por outros motivos também). Inclusive, constatou-se que, por exemplo, no caso de uma consulta médica para crianças, as mães levavam as crianças depois das 17h no Posto e no outro dia retornavam para revisão com a pediatra, demonstrando que os atendimentos do dia não diminuíram”, explicou.
Falta de equipe extra, considerando que os profissionais que fazem o atendimento no horário estendido são os mesmos que trabalham durante o dia; a existência do Hospital Nova Petrópolis, com médico e equipe de plantão para urgências/emergencias; a necessidade de um planejamento financeiro para atender em horário ampliado; e a organização de um plano de trabalho que contemple a Saúde do Trabalhador em horário diferenciado para atendimento à sua saúde são alguns aspectos determinantes para o encerramento do atendimento em terceiro turno no Posto de Saúde do Centro.
“Pretendemos implementar o atendimento em horário ampliado no próximo ano. Por isso, estamos trabalhando em um planejamento estratégico para torná-lo efetivo”, ponderou Críslei. A secretária também apresentou alguns números do período em que a UBS do Centro atendeu em horário ampliado, em junho foram 100 atendimentos; 167, em julho; em agosto foram 257 e, em setembro, até o dia 27, foram registrados 103 atendimentos.

Fonte:

Outras Notícias