Secretaria de Obras e Serviços Públicos
Competição que será disputada por quatro equipes ocorre de 1º a 03 de abril de 2016...
Os gincaneiros de Nova Petrópolis já estão contando as horas para mais uma Gincana Municipal. A 10ª edição da competição será disputada pelas equipes Arriba Arriba, EquiPiá, EquiTrupe e Tiarajú. Em 2016, a gincana será realizada nos dias 1º, 02 e 03 de abril e contará novamente com a organização da Equipe Gnomos, que entra em seu terceiro ano consecutivo como organizadora da Gincana de Nova Petrópolis.
Idealizada em 2013 por membros oriundos de equipes de gincana de Nova Petrópolis, a Equipe Gnomos foi oficialmente criada em 2014, ano em que assumiu a organização da 8ª Gincana Municipal de Nova Petrópolis. Na época, Gerson Gebhardt e Ricardo Schaal, ex-integrantes da EquiTrupe; Sidinei de Castro, ex-membro da Arriba Arriba; Ederson Baumgarten e Daniel Dummer, ex-participantes da Tiarajú, uniram forças e conhecimentos e criaram a Equipe Gnomos com o intuito de resgatar um modelo mais antigo e romântico de gincana, sem a utilização de tantos recursos tecnológicos.
De acordo com Gerson Gebhardt, conhecido como Gege pelos gincaneiros, a origem da temática “gnomos” para a nova equipe foi escolhida justamente pelas características que esses seres mitológicos apresentam. “O Ricardo Schaal sugeriu a temática “gnomos” para a nova equipe e nós aceitamos prontamente! Essas criaturas vivem em florestas, longe de tecnologias. São ótimos engenheiros e comediantes, adoram animais e gemas. Adoram brincadeiras e jogos. Era exatamente o que queríamos”, explicou Gege.
Ainda segundo Gege, a intenção dos integrantes da nova equipe era “trazer de volta aquela coisa das tarefas serem retiradas em envelopes, do pessoal gravar as transmissões de rádio, das equipes produzirem engenhocas e por aí vai”. Aliada a essa proposta de gincana mais tradicional, a 8ª gincana de Nova Petrópolis também deu muita importância ao fator local, com diversas tarefas envolvendo características de Nova Petrópolis. Objetos, ruas, personalidades, curiosidades históricas e conhecimentos gerais ligados ao Município pautaram praticamente todas as 89 tarefas lançadas pelos Gnomos na edição 2014 da gincana.
A proposta de gincana dos Gnomos foi tão bem aceita que a equipe se reorganizou para elaborar a edição 2015 da Gincana de Nova Petrópolis. Da equipe original permaneceram apenas Gege e Sidinei de Castro, que ganharam o reforço de Marcelo Moura, ex-integrante da Tiarajú, além dos amigos Andreas Schumann e Raul Domenech Goulart. Com essa formação, os Gnomos organizaram a 9ª Gincana Municipal, mais uma vez baseada no formato antigo das gincanas e explorando ainda mais os aspectos de Nova Petrópolis, já que o tema da competição era os 60 anos de Nova Petrópolis.
As equipes produziram filmes sobre a história do cinema do Município, apresentaram pinturas inspiradas nos 60 anos de Nova Petrópolis, encenaram peças teatrais sobre o Grünewald e as crianças dançaram na histórica Noite Cultural da gincana de 2015, que teve até júri com a participação da Rainha da Festa da Uva daquele ano, Giovana Dannenhauer Crosa. Além disso, os gincaneiros tiveram que escavar lotes à procura de ouro, construíram e pilotaram “carreteras”, procuraram gnomos escondidos nas matas e decifraram enigmas de lógica, entre outras tantas atividades propostas nas 93 tarefas elaboradas pela Equipe Gnomos.
Em 2016, os Gnomos saíram novamente de sua aldeia escondida na floresta para comandar a 10ª Gincana de Nova Petrópolis, dessa vez com uma proposta mais ousada: adicionar um pouco de tecnologia ao modelo tradicional de gincana. Prova disso é que os Gnomos criaram uma conta de e-mail para cada equipe participante, para as quais vão enviar algumas tarefas durante a competição. Ou seja, os Gnomos se reinventaram outra vez, para tornar ainda mais atrativa a Gincana de Nova Petrópolis.
A Equipe Gnomos deseja uma ótima gincana para todos os participantes e manda um último recado a todas as equipes: “Prometemos muita correria e diversão esse ano! Mas, quando falamos em correria, não nos referimos a abuso de velocidade em vias públicas. Queremos dizer que as equipes terão muito trabalho e deverão estar muito bem organizadas, segmentando sua equipe para a resolução de tarefas. Preparem-se, pois, será uma edição especial, marcando os dez anos de gincana”, garantiram.
A 10ª Gincana de Nova Petrópolis será nos dias 1º, 02 e 03 de abril de 2016. Lembrando que no dia 1º de abril será realizada a Noite Cultural da gincana, com início às 19h, na Rua Coberta. A gincana Municipal é uma realização Academia Tchon Ji, com apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis e organização da Equipe Gnomos. Para mais informações, novidades e fotos da Gincana Municipal acesse o site www.novapetropolis.rs.gov.br e a página www.facebook.com/novapetropolisrs, além do perfil Gnomo DA Floresta no facebook. Confira abaixo as tarefas já divulgadas pela equipe Gnomos:
Tarefas que serão apresentadas durante a Noite Cultural, que será realizada no dia 1º de abril, na Rua Coberta:
Mister M – Número de mágica inspirado no personagem Mister M, que desvendava truques de ilusionistas. As equipes serão responsáveis por montar um cenário e trazer Mister M e suas assistentes ao palco para realizar e desvendar um truque de mágica. A apresentação terá que contar também com uma narração inspirada na icônica voz de Cid Moreira, exatamente como ocorria no programa Fantástico.
The Gnomo Kids – Assim como no programa The Voice Kids, as crianças das equipes terão que apresentar um número musical completo, com direito a instrumentos musicais e até dançarinos.
Ginástica Rítmica – As mulheres das equipes participantes da gincana terão que mostrar toda sua desenvoltura e técnica. Essa tarefa exige uma apresentação inspirada na modalidade olímpica de Ginástica Rítmica.
Lendas Urbanas – Na 10ª edição da Gincana de Nova Petrópolis, as equipes foram incumbidas de produzir um filme que aborde o tema “Lendas Urbanas”. Os cineastas das equipes terão que produzir um curta-metragem sobre algum “causo” surpreendente contado por moradores de Nova Petrópolis.
Dead Man’s Party – Os Gnomos solicitaram às equipes para que 20 de seus integrantes viessem fantasiados para a Noite Cultural.
Tarefas que serão realizadas nos dias 02 e 03 de abril
Argus – As equipes terão que construir um navio para um tripulante utilizando apenas garrafas pet. A embarcação, que poderá contar apenas com propulsão humana, terá que cruzar o Lago dos pedalinhos do Parque Aldeia do Imigrante. Execução: sábado, dia 02 de abril, às 15h.
A Revanche – Os Gnomos exigiram a volta das carreteras produzidas pelas equipes na gincana de 2015. Além da carreteras, os gnomos solicitaram que as equipes trouxessem, mais uma vez, seus pilotos, devidamente caracterizados com seus uniformes de corrida. Execução: sábado, dia 02 de abril, às 16h.
Revista – As equipes terão que produzir e entregar uma revista contendo fotos e reportagens mostrando sua mobilização durante a 10ª Gincana de Nova Petrópolis.
TEXTO: MARCELO MOURA