Secretaria de Obras e Serviços Públicos
Evento organizado pela Equipe Gnomos de 1º a 03 de abril teve premiação na Rua Coberta...
Acabaram-se as tarefas, não há mais buscas por gnomos escondidos ou pepitas de ouro perdidas, a 10ª Gincana de Nova Petrópolis encerrou na tarde de domingo, 03 de abril, com emoção e festa em uma Rua Coberta lotada por gincaneiros. Após agradecer a todas as equipes por terem participado e demonstrar seu orgulho por ter organizado a gincana, a Equipe Gnomos, juntamente com o prefeito Regis Luiz Hahn, anunciou o resultado do evento. A Equitrupe conquistou o título pelo 4º ano consecutivo e se tornou heptacampeã, com 2.404 moedas de ouro. A Tiarajú foi a vice-campeã, com 2.320 moedas, seguida da Arriba Arriba, com 2.147 moedas. A EquiPiá foi a quarta colocada, com 1.879 moedas de ouro.
Dedicação, criatividade e espírito cooperativo foram palavras de ordem para as equipes participantes da gincana, que iniciou oficialmente no dia 29 de fevereiro, com uma reunião entre os Gnomos e os líderes das equipes, já com a distribuição de tarefas. Alguns dos desafios propostos nesse primeiro encontro, como a apresentação de um truque de mágica, número de ginástica rítmica, show de talentos musicais mirins e exibição de um filme produzido pelas equipes, sobre uma lenda urbana da região, foram apresentados pelos gincaneiros no palco da Noite Cultural, realizada na noite de sexta-feira, 1º de abril, na Rua Coberta.
A Noite Cultural marcou o início de um final de semana repleto de caçadas a gnomos escondidos; expedições em busca de tesouros perdidos; desafio das carreteras; corrida contra o tempo com um barco feito de garrafas plásticas; tiro ao alvo com armas artesanais que disparavam batatas; intrincadas tarefas de lógica; provas artísticas; olimpíadas dos gnomos e muitos outros desafios propostos.
As tarefas eram distribuídas das mais diferentes formas pela Equipe Gnomos, algumas foram transmitidas durante a programação da Rádio Imperial e outras por e-mail, além das que eram entregues em mãos aos líderes. Foram, aproximadamente, 24 horas praticamente ininterruptas de gincana, com intensa atividade e esforço de todas as equipes em busca da vitória.
O resultado de todo o empenho empregado pelas equipes Arriba Arriba, EquiPiá, Equitrupe e Tiarajú, para cumprir as 95 tarefas lançadas pelos Gnomos foi divulgado em meio a gritos de guerra, sorrisos e lágrimas na tarde de domingo, 1º de abril, na cerimônia de premiação realizada na Rua Coberta. A Equipe Gnomos subiu ao palco, juntamente com o prefeito Regis Luiz Hahn, o presidente da Associação Tchon Ji, Valdemar Zummach e a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer, também integrante da equipe organizadora, para agradecer a todos os gincaneiros.
Para Gerson Gebhardt, o gnomo Quigon, a evolução de todas as equipes tornou a gincana mais emocionante. “Todas as equipes, em algum momento, lideraram a gincana, isso demonstra que todas melhoraram muito. Parabéns equipes, vocês evoluíram demais e fizeram dessa gincana uma das mais emocionantes que Nova Petrópolis já viu”, destacou Gebhardt, que fez questão de agradecer aos amigos e companheiros da Equipe Gnomos, além de todos os apoiadores do evento.
O prefeito Regis Luiz Hahn classificou a 10ª Gincana de Nova Petrópolis como um dos maiores eventos que Nova Petrópolis possui. “Na gincana podemos ver a união entre as pessoas, ela reúne famílias e amigos. É uma competição saudável, na qual todos saem ganhando. A Administração Municipal apoiou, com muito orgulho, a 10ª edição da Gincana Municipal,”, enfatizou o prefeito Regis Luiz Hahn, que também leu uma mensagem baseada na importância dos laços de amizade e da cooperação entre as pessoas.
A Equipe Gnomos se despede das equipes Arriba Arriba, EquiPiá, Equitrupe e Tiarajú com um sentimento de profundo agradecimento e certeza de dever cumprido. A 10ª Gincana de Nova Petrópolis, que misturou elementos das gincanas mais tradicionais com o uso da tecnologia, foi realizada com o objetivo de aproximar as pessoas e fortalecer o espírito cooperativo entre elas, por meio da resolução de tarefas baseadas em diversos aspectos de Nova Petrópolis, sempre sob o ponto de vista dos míticos gnomos da floresta.
A 10ª Gincana de Nova Petrópolis, organizada pela Equipe Gnomos, foi uma realização da Associação Tchon Ji, com apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis, Rádio Imperial, Sicredi e Eixo Press. Para mais informações e fotos da Gincana Municipal, acesse o site www.novapetropolis.rs.gov.br e a página www.facebook.com/novapetropolisrs, além da página Gnomo da Floresta no facebook.
TEXTO: MARCELO MOURA