conteúdo do menu
conteúdo principal
21/10/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escola Luiz Loeser desenvolve “Projeto Casa de Brinquedos” como atividade de ensino remoto

Profissionais das escolas de Nova Petrópolis desenvolvem ações de ensino remoto durante a pandemia

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A suspensão das atividades escolares em Nova Petrópolis, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, fez com que o corpo docente tivesse que se adaptar ao distanciamento social e ensino remoto. Os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luiz Loeser, localizada na Vila Olinda, desenvolveram a atividade interdisciplinar “Casa de Brinquedos”. Os trabalhos foram aplicados aos alunos dos Anos Iniciais.

O "Projeto Casa de Brinquedos" foi elaborado em conjunto pelos professores dos Anos Iniciais da EMEF Luiz Loeser, Ana Carolina Eichler, Roseli I. N. Zimmermann, Marisel Zuehl, Beatriz Becker, Edite Beck, Luciana Engerof, Paula Kuhn, Ezra Mattivi, Daiana Kraunspenhar, Scheila Schenkel e Leila Exner, construindo a interdisciplinaridade do conhecimento entre as diversas disciplinas.

O tema surgiu a partir das reuniões virtuais com as crianças, que foram questionadas sobre o que estariam fazendo em casa, além das tarefas propostas pela escola. Diante disso, o grupo de professores assumiu o desafio de realizar o projeto. Observaram, dentro do Documento do Território de Nova Petrópolis da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que alguns objetivos de aprendizagem e habilidades poderiam ser utilizados nas brincadeiras, pois, brincar é coisa séria e internaliza conhecimentos reelaborados na reprodução do cotidiano.

A partir daí surgiu a ideia de trabalhar com o disco "Casa de Brinquedos", do compositor e cantor Toquinho. A obra é composta por diversas músicas que remetem a brincadeiras, como, por exemplo, “A Bicicleta”, “O Robô”, “A Bailarina”, “O Trenzinho”, “A Bola”, entre outros.

Em tempos de pandemia e ensino remoto, os alunos organizam o seu tempo de casa entre as tarefas escolares, brinquedos e brincadeiras. Cada turma recebeu tarefas diferentes, conforme a faixa etária, onde foram desafiados a construir alguns brinquedos e brincar, usar a imaginação criando personagens e suas fantasias, exercitar e explorar os movimentos do corpo e realizar atividades relacionadas com as letras das músicas. Além desenvolver o raciocínio lógico em jogos matemáticos e  apreciar e cantar as lindas canções do Toquinho.

ALGUNS RELATOS

“Eu e minha mãe fizemos o Jogo da Trilha juntas. Eu achei muito legal fazer o jogo, joguei várias vezes de tão legal que é. Foi muito divertido.” Aluna Manuela G. Schmitt, 2° ano

“O jogo foi muito legal de fazer, gostei muito de jogar com minha mãe. Apesar de ser um pouco demorado para fazer e jogar, gostei bastante que a professora trouxe esta tarefa para a gente. Eu acho bem legal Trilha, porque gosto bastante de brincar. As perguntas consegui responder com facilidade e minha mãe também. Gostei muito das perguntas que você colocou e foi bem divertido fazer.” Aluno Arthur Galvão Moers, 2º ano

“Últimos envios de atividades remotas foram em forma de projetos pensando conciliar APRENDER com LUDICIDADE. Assim, na primeira quinzena de agosto, foi proposto para a turma do 2° Ano a confecção de um jogo: A TRILHA, em que alunos juntamente com suas famílias tiveram que imaginar, criar, confeccionar e jogar, além das habilidades para compreender o sistema numérico e também, mas não menos importante, aprender que ganhar e perder fazem parte do jogo.” Relato da professora Marisel Zuehl, 2° Ano.

História interativa do “Cavaleiro e do Dragão”, criada pela professora Leila Exner, de Informática, e colaboradora dos projetos.

Relato 1:  “O  Arthur  amou! Fizemos duas vezes, uma com o cavaleiro e outra com o dragão”. Relato da mãe do aluno Arthur Zang, do 1º Ano B.

Relato 2: “A Melissa adorou e fez o dragão e o cavaleiro”. Relato da mãe da Melissa M. Shroer, do 1º Ano B.

Relato de alguns alunos do 3º ano:

Adoramos escutar e cantar a música  “Bicicleta” e  foi bom relembrar como foi que aprendemos a pedalar e  algum momento  que nos marcou quando andamos nela.

Foi interessante ler sobre o surgimento da bicicleta e a sua evolução.

Que a professora tem um modelo da bicicleta Draisiana, em madeira. Esse foi o primeiro modelo que existiu. 

Gostei de achar as diferenças nas duas imagens que a professora fez com as bicicletas.

Foi fácil montar a “Trilha do Alfabeto”. Foi um jogo muito interessante e   também divertido de jogar com a mãe. Eu fazia as atividades que apareciam no caderno e a minha mãe só dava as suas respostas sem escrever.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação | Educação PMNP

Documentos

Outras Notícias