Secretaria de Turismo e Cultura
Material de valor histórico sem precedentes foi encontrado no acervo de Walter Seger
O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; o vice-prefeito Municipal, Alexandre da Silva, e o secretário de Turismo e Cultura do Município, Rodrigo Barbieri Sangali, receberam a escritora Helena Ines Seger Weber, no Gabinete Oficial na segunda-feira, 24 de fevereiro.
O principal motivo da reunião foi para a escritora apresentar às autoridades o material de valor histórico sem precedentes que foi encontrado no acervo de Walter Seger. Dentre os documentos encontrados, Helena mostrou os originais do diário do Padre Balduíno Rambo, a parte sobre o Frustrado Congresso Católico de 1942, que ocorreria em Linha Imperial e que inauguraria o monumento do Padre Amstad, em que viriam descendentes de alemães provindos de todo Estado, mas que não ocorreu, devido à Nacionalização, em virtude do decreto de Getúlio Vargas, que não permitia a expressão em língua estrangeira.
A escritora mostrou ainda o Livro Atas do Volksverein, atas de 1912 a 1932, entidade fundada em Venâncio Aires pelo Padre Theodor Amstad, tendo ele próprio escrito alguns dos textos.
“A importância dos documentos ganha ainda maior relevância, também porque o historiador Arthur Blasio Rambo, professor emérito da UFRGS e UNISINOS, aos 95 anos, traduziu os documentos para o português, estando a parte dele pronta para publicação. Falta minha revisão e edição. A princípio, o lançamento está previsto para maio”, disse Helena Ines Seger Weber ao salientar que tais documentos “passam a limpo” parte da história de Nova Petrópolis, do cooperativismo e da participação de seu pai, Walter Seger, em todo esse movimento.
Segundo a escritora, trata-se de “um precioso e singular acervo que Nova Petrópolis detém e que ainda dará muito o que falar”. Helena não escondeu o entusiasmo com o material encontrado e declarou que “o saber embute responsabilidade e eu não poderia, simplesmente, guardar novamente nas gavetas de meu pai esses registros originais de documentos históricos.”
Helena também presenteou o prefeito, vice e secretário com exemplares de sua autoria, ‘Nossas Mães e os Sinos de Bochum’ (2023), livro que resgata o nome das 16 mulheres pioneiras do Tannenwald (hoje, Pinhal Alto), antes anônimas. O livro também é uma reparação, uma vez que mostra a história de 30 mulheres descendentes da imigração, contadas por filhos octogenários e nonagenários, escancarando usos, costumes e tradições que são representativos e pertinentes a todo Estado.
A escritora também presenteou as autoridades com o livro ‘Im TANNENWALD’ (2024), que reuniu a trajetória da promissora comunidade, distrito de Nova Petrópolis, dispondo muito do material já pesquisado por Walter Seger (*1928+2009). “Coube-me a parte da história passada, mas acrescido do relato sobre as entidades vigentes, tornou-se um trabalho incrivelmente coletivo, a ponto de se ouvir falar em ‘nosso livro’ pelas ruas locais”, disse Helena.
Prefeito, vice-prefeito e secretário parabenizaram a escritora Helena Ines Seger Weber pelo incansável trabalho de pesquisa e registro da história de Nova Petrópolis e região, colocando-se à disposição para este novo trabalho que está sendo editado.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.
Créditos das fotos: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP