Secretaria de Saúde e Assistência Social
O objetivo do serviço é proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para a expressão de emoções e sentimentos
A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social e Educação e Desporto, conta com o Espaço Multiprofissional de Atenção à Infância e Adolescência (EMAIA), que oferece serviços de saúde mental direcionados a crianças e adolescentes. Dentre os serviços prestados estão psicoterapia individual, psicoterapia em grupo, fonoterapia individual, pedagogia (Atendimento Educacional Especializado) e o projeto Arte Urbana Crew (oficina). A equipe é formada por psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, professor de música e estagiários de psicologia e nutrição. Os atendimentos são divididos por grupos: Emaia Kids (4 a 5 anos); Criando Caminhos (6 a 9 anos); Gestão das Emoções (10 a 13 anos) e Arte Urbana (12 a 17 anos).
O EMAIA está localizado na Rua Pastor Hunsche, nº 315, no Bairro Logradouro, próximo ao Hospital Nova Petrópolis. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Os acolhimentos, que devem ser agendados pelo telefone (54) 3298-2673 ou WhatsApp (54) 3281-8400, ocorrem nas terças e quintas-feiras, no turno da manhã, e nas quartas-feiras à tarde.
CONHEÇA O EMAIA
O Espaço Multiprofissional de Atenção à Infância e Adolescência de Nova Petrópolis foi inaugurado no dia 27 de maio de 2022 e tem como principal objetivo garantir que as crianças e os adolescentes recebam um atendimento singularizado, baseado em suas necessidades específicas.
Em 2024, o EMAIA atendeu 6.148 crianças e adolescentes, com média semanal de 150 atendimentos. Crianças e adolescentes entre 6 e 13 anos foram as que mais acessaram o serviço. As demandas prevalentes foram: contexto familiar (38%), ansiedade (32%) e socialização (25,3%). Neste período, 61,3% dos pacientes estavam em psicoterapia individual.
O atendimento no Espaço Multiprofissional de Atenção à Infância e Adolescência de Nova Petrópolis se baseia em princípios como a escuta ativa, o respeito à individualidade, a promoção da autonomia e o cuidado centrado na criança e no adolescente. A ideia é proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e livre de julgamentos, onde a criança e o adolescente se sintam confortáveis para expressar suas vivências.
No EMAIA, diferentes profissionais trabalham juntos, assim, é possível realizar uma avaliação multiprofissional dos condicionantes que podem gerar impacto no desenvolvimento da criança e do adolescente, como problemas de saúde, dificuldades de aprendizagem, questões emocionais ou sociais, dentre outros.
O coordenador do EMAIA, Jackson Gonçalves, destaca que o serviço surge como uma resposta integrada às diversas necessidades que permeiam o desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Este modelo de atendimento reconhece a complexidade das fases do desenvolvimento e os desafios que envolvem a construção de uma infância e adolescência saudáveis, focando na prevenção, promoção à saúde, orientação e apoio especializado para lidar com as dificuldades que podem surgir ao longo dessas etapas da vida”, afirma Gonçalves.
A proposta de um espaço multiprofissional é proporcionar uma abordagem ampla e diversificada, reunindo profissionais de diferentes áreas do conhecimento para promover um cuidado integral. Isso significa que, em um único ambiente, crianças, adolescentes e suas famílias podem ter acesso a uma rede de suporte composta por psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e professor de música.
“Essa união de saberes é essencial para abordar as múltiplas dimensões do desenvolvimento humano, desde as questões motoras, cognitivas, emocionais, sociais e familiares”, ressalta o coordenador.
Além disso, a atenção multiprofissional permite que os profissionais intervenham de forma coordenada e contínua, evitando fragmentação no atendimento e promovendo um acompanhamento mais eficaz e humanizado.
“Em um espaço como esse, o trabalho em equipe é fundamental para garantir que os pais e responsáveis também recebam orientações sobre como melhor apoiar o desenvolvimento de seus filhos, favorecendo o fortalecimento das relações familiares e comunitárias. O EMAIA se articula com os demais setores públicos, como Secretaria da Saúde e da Educação, segurança pública, UBSs, CAPS, CRAS, CREAS, dentre outros, para contribuir na construção de um futuro saudável para as gerações mais novas, promovendo a prevenção de problemas, a inclusão e o bem-estar. O investimento em espaços como esse é um passo essencial para garantir que crianças e adolescentes tenham acesso a todas as oportunidades necessárias para crescer e se desenvolver de maneira plena e saudável, no contexto de uma sociedade cada vez mais consciente da importância do cuidado integral e multiprofissional”, conclui Gonçalves.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.
Crédito das fotos: Acervo PMNP