Capacitações são oferecidas através de convênio da Prefeitura com a Emater e a Escola Bom Pastor
O Centro de Treinamento de Nova Petrópolis (Cetanp) está com inscrições abertas para três capacitações na área rural. Os cursos de fruticultura básica com foco em pomares domésticos, de plantas medicinais aromáticas e condimentares, e de processamento de carnes (charcutaria), são oferecidos através de um convênio estabelecido entre a Prefeitura Municipal, a Emater/RS e a Escola Técnica Bom Pastor.
O aprendizado durante os cursos é 70% prático. Cada formação possui um investimento financeiro por parte do aluno, em que está incluso a hospedagem, alimentação e o material didático. Ao final também é emitido certificado de participação.
Os valores para cada curso são diferentes e de acordo com cada caso, podendo ser conferidos no documento em anexo na galeria abaixo. Associados das cooperativas Cresol e Sicredi possuem descontos especiais.
As aulas das capacitações ocorrem na Escola Bom Pastor, na RS 235, km 14, localidade de Linha Brasil, em Nova Petrópolis. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ctcetanp@emater.tche.br e pelos telefones (54) 99934-6839 ou 99637-7406.
Confira os cursos disponíveis
- Plantas medicinais, aromáticas e condimentares
Formação com 40 horas de duração. São realizadas aulas práticas em um horto, para identificação de 110 plantas. Também é oferecido acesso a um relógio do corpo humano, ao espiral de ervas, pergolado e a três estufas com mudas. Também é oportunizado no curso a participação no processo de produção de tinturas, xaropes, pomadas, sprays, vinagres, óleos medicinais, sabonetes e a utilização de plantas alimentícias não convencionais (Pancs).
Próximas turmas: 8 a 12 de maio; 12 a 16 de junho; 7 a 11 de agosto; 11 a 15 de setembro; e 16 a 20 de outubro.
- Processamento de carnes (charcutaria)
O objetivo dessa formação é qualificar a produção de carnes para o consumo familiar e despertar o interesse pelo desenvolvimento de agroindústrias na área.
Durante o curso são preparados produtor frescais, como morcela, linguiças e queijo de porco, peças defumadas, e feitos processos somente com temperos naturais e frescos e também com o curso de aditivos químicos. No final, há degustação dos alimentos produzidos.
Próximas turmas: 12 a 16 de junho; 3 a 7 de julho; e 16 a 20 de outubro.
- Fruticultura básica com foco em pomares domésticos
A formação possui carga horária de 24 horas/aula. Entre os aprendizados está a elaboração de um planejamento de pomar na prática, e apresentadas as exigências climáticas das espécies frutíferas, a escolha do local para plantar, as etapas para implantação do pomar, preparo de mudas e plantio. As atividades também são voltadas à viticultura, à produção de frutas de caroço, o combate a pragas e doenças de árvores produtoras de frutas, etc.
Próxima turma: 1º a 3 de agosto.
Crédito das fotos: Francis Limberger/Comunicação PMNP