A Comissão Provisória de Segurança, formada pelos poderes executivo e legislativo, órgãos de segurança, bancos locais e associação de comerciantes de Nova Petrópolis, realizou na última terça-feira, 30 de abril, no Plenarinho da ACINP, o evento “Segurança Pública: Você faz Parte Dela”. Na oportunidade, foram apresentados os componentes da Comissão Provisória de Segurança, bem como seu planejamento, e a nova diretoria do CONSEPRO. O evento, que teve início às 19h30 e se estendeu até às 22h30, contou também com a palestra do Coronel Leonel da Silva Bueno, Comandante Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Serra de Caxias do Sul.
Estiveram presentes no evento o prefeito municipal Régis Luiz Hahn, representante da Prefeitura na Comissão Provisória de Segurança, o vice-prefeito Gregor Hermann, Jorge Lüdke, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, também membro da comissão, secretários e vereadores municipais, além de representantes da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, CONSEPRO e Conselho Municipal de Defesa Civil.
Também marcou presença no Plenarinho o presidente da Rota Romântica, e da Associação de Moradores do Pinhal Alto, Cláudio Weber, além de gerentes das agências bancárias de Nova Petrópolis, professores, estudantes. Diversas Associações de Moradores participaram, como as de Linha Temerária, Feliz Lembrança e Ninho das Águias, além membros da Sociedade Esportiva Lira, de São José Caí e Vila Olinda.
O evento iniciou com a apresentação da proposta da Comissão Provisória de Segurança que, após seis reuniões ao longo deste ano, criou um planejamento com ações de curto, médio e longo prazo para prevenir e solucionar problemas na segurança privada e patrimonial em Nova Petrópolis. As ações foram apresentadas pelo presidente da ACINP, Cláudio Michaelsen, que também explicou o motivo da realização do evento, “Hoje nós mostramos o que já fizemos e o que ainda faremos para que Nova Petrópolis permaneça uma cidade segura. Criamos esse evento com o intuito de envolver todos nessa campanha”, destacou.
Dentre as ações já realizadas, destacam-se o aumento de R$ 2 mil no repasse que a Prefeitura concede ao CONSEPRO, além do aumento de efetivo policial para Nova Petrópolis, pedido feito durante visita da comissão ao Coronel Leonel da Silva Bueno, no Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra, em Caxias do Sul. A confirmação da vinda de pelo menos dois novos policiais para a cidade foi feita pelo próprio Coronel Leonel da Silva Bueno, antes de inicar sua palestra no evento.
“Foi ótimo ver essa mobilização em Nova Petrópolis. Senti-me feliz de ser chamado para participar dessa ação. Rendi-me a essa Comissão de Segurança, que assumiu esse compromisso de forma exemplar”, ressaltou o Coronel Leonel da Silva Bueno. Em sua palestra, o Coronel apresentou um panorama geral da violência na região, medidas de prevenção, e abordou temas como combate as drogas. O PROERD, projeto da Brigada Militar de prevenção às drogas voltado para estudantes da rede de ensino, também foi citado pelo Coronel.
Para o prefeito Régis Hahn, o trabalho desenvolvido pela Comissão Provisória de Segurança só tem a ganhar daqui para frente, “Segurança pública é compromisso de todos nós, deixamos isso bem claro e contamos com a participação da comunidade nesse esforço”, disse. Ainda de acordo com o prefeito Régis Hahn, a união de esforços foi crucial para que a criação da comissão se tornasse realidade, “Nós, do poder público, tratamos de retomar o contato com os órgãos de segurança pública e demais entidades que queriam trabalhar para melhorar a segurança na cidade”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jorge Lüdke, destacou o papel da sociedade na manutenção da segurança, “Nossas atitudes fazem diferença. Avisar a polícia quando vemos movimentos estranhos, é um exemplo do que podemos fazer. É um gesto simples, mas é de grande ajuda”, comentou. Já o presidente do CONSEPRO, João Batista dos Santos, afirmou que a prevenção vem em primeiro lugar, “Essa comissão está focada em evitar novos problemas. Queremos que Nova Petrópolis continue sendo conhecida por sua beleza, hospitalidade e segurança”, disse.
Durante o evento, o CONSEPRO recebeu ainda uma doação de R$ 800 da Associação dos Moradores do Pinhal Alto. A Comissão Provisória de Segurança foi criada no início deste ano, com o intuito de encontrar soluções para os desafios que Nova Petrópolis encontra no âmbito da segurança privada e patrimonial. Confira os integrantes da Comissão Provisória de Segurança de Nova Petrópolis, e também a nova diretoria do CONSEPRO.
Comissão Provisória de Segurança
Prefeitura Municipal: Prefeito Régis Luiz Hahn e Secretário Municipal da Administração Jorge Nestor Michaelsen
Câmara Municipal de Vereadores: Presidente Jorge Luiz Lüdke e Vereador Jerônimo Stahl Pinto
ACINP: Presidente Cláudio Ricardo Michaelsen e 2º Vice-Presidente Fernando Ruperto Neumann
Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis: Presidente Walter Alves da Costa
Brigada Militar: Comandante do Terceiro Pelotão PM Capitão Emerson Ubirajara de Souza e Tenentes Marcelino Gava e Marco Antônio Garcia
Polícia Civil: Delegado Camilo Pereira Cardoso e Edson Anacleto Schneider
Polícia Rodoviária Federal: Chefe do Posto Local Eduardo Fornari e Carlos Alfredo Ketzler
CONSEPRO: Presidente João Batista dos Santos e Vice-Presidente Aristóteles da Silva Greff
Conselho Municipal de Defesa Civil: Presidente João Batista dos Santos
Banco do Brasil: Gerente Jair Hanauer
Banrisul: Gerente Adjunto Ricardo Varella
SICREDI: Gerente Marlon Arcelio Spiering
BRADESCO: Gerente Émerson Petry
Caixa Econômica Federal: Gerente Rodrigo Lazzari
Diretoria do Conselho Comunitário Pró-Segurança de Nova Petrópolis
CONSEPRO
Presidente: João Batista dos Santos
Vice-presidente: Aristóteles Greff
1º secretário: Fernando Neumann
2º secretário: Claudio José Weber
1º tesoureiro: Jair Hannauer
2º tesoureiro: Oendel Sulzbach
Conselho Fiscal titulares:
Eloi Wissmann
Rosane Seibt
Zelizio Antônio dos Santos
Suplentes:
Clóvis Eduardo Michaelsen
Ivan Vieira Sarmento
Jade Labes Carvalho
Fonte: