Secretaria de Administração
O Renascimento do Parto será dia 31, às 09h30min, no Cine Imigrante...
O mês que marca a luta pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, encerra-se no próximo sábado, dia 31. Em Nova Petrópolis, o encerramento das atividades será com a exibição do filme “O Renascimento do Parto”, dia 31 de outubro, às 09h30min, no Cine Imigrante.
Segundo a médica Paula do Amaral, o filme trata sobre a humanização do parto. “Após o filme teremos um debate com a médica obstetra humanista, Caroline Chiarelli, que vem da cidade de Muçum especialmente para debater o assunto em Nova Petrópolis”, disse.
De acordo com a sinopse, o filme retrata a grave realidade obstétrica mundial e, sobretudo, brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias consequências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras.
“Toda a comunidade está convidada a prestigiar este momento, a entrada é franca e limitada. Contamos com a presença da nossa comunidade. Agradecemos aos administradores do Cine Imigrante pela cedência do espaço”, disse a secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini.
A prevenção ao câncer de mama é baseada no controle dos fatores de risco. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por intermédio da alimentação saudável e prática regular de exercícios, bem como evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas de prevenção. A amamentação também é considerada um fator protetor. O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos. O nome foi criado por remeter à cor do laço rosa, que simboliza a luta mundial contra o câncer de mama. O laço foi adotado na década de 1920.