conteúdo do menu
conteúdo principal
02/10/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Feira do Livro de Nova Petrópolis foi um espetáculo de cultura

O evento reuniu um público de cerca de 30 mil pessoas de 26 a 29 de setembro...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
A 19ª edição da Feira do Livro de Nova Petrópolis foi, nas palavras de Sérgio Napp, um dos escritores convidados para o evento, uma Festa dos Livros. Foram quatro dias de intensa programação na Rua Coberta, que incluíram shows musicais, apresentações teatrais e atividades literárias com os autores Airton Ortiz, Caio Ritter, Christina Dias, Gláucia de Souza, Martina Schneider e Sérgio Napp. Aproximadamente 30 mil pessoas visitaram o evento e puderam aproveitar os títulos ofertados nos seis estandes das editoras Maneco, DS Livros, Baronesa LTDA, Luz da Serra, Seicho-No-Ie e Notredame livrarias que participaram no evento.
Durante a feira, realizada pela Biblioteca Pública Municipal, com patrocínio da Cooperativa Piá, Programa União Faz a Vida e Postinho 24h, mais o apoio da Padaria Petrópolis, o contato do público com a literatura foi garantido, com os autores comandando oficinas literárias gratuitas na Biblioteca Pública Municipal, Colégio Padre Werner e na Rua Coberta. A Literatura Comentada e as Rodas de Leitura confirmaram o compromisso de aproximar os visitantes da importância de se apreciar um bom livro. O cinema 3D e a oportunidade de saborear um chimarrão tornaram a Praça das Flores ainda mais atrativa durante a feira.
A 19ª Feira do Livro, fazendo jus ao tema “Da gente para a gente”, teve um espaço destinado para autores de Nova Petrópolis, que conversaram com o público da feira sobre suas obras. A interação com o grupo “2 por 2”, composto por artistas que passeavam pela Praça das Flores com suas pernas de pau foi outro atrativo da feira que fez bastante sucesso.
As escolas municipais também fizeram bonito no palco da Rua Coberta. As apresentações do Coral da Escola Pedro Beck Filho; Grupo de Violinos e a aluna Hadassa Wierzynksi da Escola Otto Hoffmann; Grupo Alma Serrana da Escola Bom Pastor e do Grupo de Ginástica e Ballet da Escola Augusto Guilherme Gaedicke enriqueceram artisticamente a feira. O Baú da Leitura esteve todos os dias à disposição dos visitantes na Praça das Flores, que puderam fazer a troca de livros.
A Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis fez uma bela apresentação na Rua Coberta na tarde de sábado, 28 de setembro. A música dos metais da orquestra foi o aquecimento para o espetáculo de mágica do ilusionista Eric Chartiot, que cativou crianças e adultos. O Grupo de Projeção Folclórica Ana Terra veio em seguida, trazendo a cultura gaúcha para a Rua Coberta, com danças de coreografias perfeitas. Logo depois o show da Duet, com Paulo Cézar Barros (ex- vocalista de Renato e seus Blue Caps) e Mister Paco (Incríveis) fez o público pedir bis. A dupla tocou sucessos da jovem guarda como Menina Linda, Não te Esquecerei e Tango do Meretrício.
No domingo, 29 de setembro, último dia do evento, a Praça das Flores já estava com um ótimo público quando teve início o espetáculo do grupo teatral Corsários Inversos, que transformou o palco da Rua Coberta em seu navio e fez da plateia seus piratas malucos. O grande encerramento da Feira do Livro de Nova Petrópolis foi protagonizado pela dupla Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky do Tangos & Tragédias. O espetáculo, que lotou a Praça das Flores, proporcionou momentos de humor e arte para o público, que aplaudiu os artistas de pé por duas vezes.
Para o prefeito Regis Luiz Hahn, a 19ª Feira do Livro proporcionou aos visitantes tudo que um evento cultural pode oferecer. “Espero que todos tenham aproveitado muito este evento. Trouxemos grandes apresentações e aproximamos o público dos autores. Nossa intenção foi despertar e fortalecer o gosto pela leitura”, destacou o prefeito Regis, que esteve presente em diversas atrações da Feira do Livro e fez uma participação especial no espetáculo do Tangos & Tragédias.


Fonte:

Outras Notícias