Secretaria de Administração
44ª edição prossegue até 31 de julho na Rua Coberta de Nova Petrópolis...
Poloneses, argentinos, peruanos, mineiros, paulistas, amazonenses e gaúchos enchem Nova Petrópolis de cores, ritmos, costumes, sotaques. “No colorido de tanta diversidade, as diferenças é que nos tornam iguais, unir culturas traz riqueza e crescimento e uma verdade que não se apaga jamais”. O Festival Internacional de Folclore é o maior evento cultural da Serra Gaúcha e sua programação prossegue até 31 de julho, na Rua Coberta e Praça das Flores.
Enquanto alguns grupos folclóricos já se despediram do evento, como Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina; Compañia de Arte Argentino, da Argentina; Grupo Folklorístico Stella Bianca, de São Paulo; Grupo Parafolclórico Pôr do Sol, do Paraná; e Grupo de Projeções Folclóricas Remelexo Brasileiro, São Paulo; outros permanecem ou chegam para mostrar sua cultura e costumes no palco do Festival Internacional de Folclore, como Ballet de Arte Folclorico Argentino – BAFA, da Argentina; Folk Dance Ensemble of Maria Curie - Sklodowska University in Lublin, da Polônia; Compañia de Danza y Música Tradiciones de Mi Tierra, do Peru; Grupo Tribo Iran Tribal, do Amazonas; Grupo Parafolclórico Frutos da Terra, de São Paulo; Grupo Sarandeiros, de Minas Gerais; Grupo de Tradições Folclóricas Fitas, de Minas Gerais; e Grupo Apolo de Danças Gregas, de São Paulo.
Além das apresentações no palco principal do evento, que fazem lotar a Rua Coberta e Praça das Flores com um público que não poupa aplausos aos artistas; as atrações do Festival Internacional de Folclore vão além, com as oficinas de gastronomia, artesanato e dança. A troca de receitas e artesanato típico, ensinamentos de passos de danças, integrações entre os artistas reafirmam o lema do evento, “A diversidade é o que nos une”.
O Parque Aldeia do Imigrante recebeu apresentações dos grupos que participam do 44º Festival Internacional de Folclore no domingo, 24 de julho. A Compañia de Danza y Música Tradiciones de Mi Tierra, do Peru e o Volkstanzgruppe Edelstein Infantil apresentaram sua cultura para os visitantes do atrativo. O Parque Aldeia do Imigrante receberá grupos folclóricos no dia 30, às 09h30min e 31 de julho; às 14h e 15h. Durante as apresentações, o Parque Aldeia do Imigrante tem entrada franca.
Comemorar, agradecer, festejar, desejar a paz. Assim é a Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, que uniu os povos e culturas no palco do 44º Festival Internacional de Folclore na manhã de domingo, 24. Fronteiras abertas, todos unidos assistiram as manifestações dos grupos participantes, da equipe ecumênica de Nova Petrópolis e das diversas crenças que emocionaram o público. O Grupo Acordes deu o tom ao momento de celebração e, ao som de clássicos, os representantes dos grupos entregaram plantas e flores para a plateia que prestigiou o evento.
Os tradicionais Jogos Germânicos também divertem o público e os integrantes dos grupos de danças folclóricas alemãs. Corrida de Tamancos, Pregar o Prego e Arremesso de Chopp foram as modalidades já disputadas. Durante a semana, os grupos visitantes participaram dos Jogos da Diversidade, em um momento de alegria e integração, em que os artistas de outros países e Estados participam dos Jogos Germânicos.
O 2º Jantar de Confraternização da Diversidade reuniu grupos folclóricos e comunidade em geral para um momento especial na Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo, dia 23 de julho. O Grupo de Folclore Ucraniano Solovey, de Canoas e o Folk Dance Ensemble of Maria Curie – Sklodowska University in Lubin, da Polônia se apresentaram na oportunidade.
O 2º Sarau da Diversidade do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis reuniu grupos folclóricos, escritores, integrantes do Departamento Municipal de Cultura e da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Höfstatter da Silva no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt, na manhã de sábado, 23 de julho. O Grupo de Projeções Folclóricas Remelexo Brasileiro, de São Paulo e o Folk Dance Ensemble of Maria Curie - Sklodowska University in Lubin, da Polônia cantaram e encantaram todos os participantes do sarau. O evento foi marcado por momentos de integração e pela demonstração dos talentos dos participantes.
Durante as oficinas de gastronomia Panelas da Diversidade, integrantes dos Grupos de Terceira Idade de Nova Petrópolis ensinaram a preparar as Honig Toss, bolachas de mel típicas alemãs, e a fazer o Glühwein, vinho quente. O Grupo Folklorístico Stella Bianca, de São Paulo, ensinou a receita de Pizza na Panela. Já o Folk Dance Ensemble of Marie Curie - Sklodowska University in Lubin, da Polônia ensinou a confeccionar cartões de decoração típicos poloneses na oficina de artesanato, Mãos da Diversidade.
Os grupos participantes do 44º Festival Internacional de Folclore também tiveram um momento de troca e integração, nas dependências do Centro de Eventos. O CTG Pousada da Serra ensinou danças gaúchas aos grupos visitantes na Oficina Técnica de Danças. Após, dançarinos argentinos mostraram sua cultura aos presentes.
O 44º Festival Internacional de Folclore reúne culturas, etnias, credos e artistas no Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo. A programação prossegue até 31 de julho, com atrações diárias, na Rua Coberta. Aproximadamente, mil dançarinos, músicos e artistas participam do evento. A comissão organizadora do Festival Internacional de Folclore espera receber 120 mil pessoas, até 31 de julho.
A Feira de Artesanato oferece mais de 20 estandes com artigos das mais diversas nacionalidades durante os 17 dias de programação, das 09h às 21h. A feira está localizada junto ao palco do evento, onde artesãos expõem e comercializam seus produtos e artigos. Kartoffelküchelchen (bolinho de batata) e bratwurst (pão com salsicha alemã) são algumas delícias que estão à disposição na praça de alimentação do Festival Internacional de Folclore, assim como o tradicional chopp.
O 44º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Prefeitura de Nova Petrópolis e Secretaria de Estado da Cultura. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares; conta com apoio da Rota Romântica e Banco do Brasil; é financiado pelo Pró-Cultura RS e Ministério da Cultura. O festival conta com o patrocínio de Banrisul, Corsan, Dakota, Piá, Sicredi, Sugar Shoes e Suibom. Para mais informações e fotos acesse: www.festivaldefolclore.com.br e www.facebook.com.br/festivaldefolclore.