O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis promete emocionar a todos em sua 45ª edição. Em 2017, o público do maior evento cultural da Serra Gaúcha terá a oportunidade de assistir uma obra que vai contar a história dos folcloristas em Nova Petrópolis. “Folcloristas, Histórias do Festival”, espetáculo emocionante e revelador, será estrelado no palco da Rua Coberta nesta sexta-feira, 14 de julho, às 19h, na abertura oficial do 45º Festival Internacional de Folclore e no dia 30 de julho, às 20h, no encerramento do evento.
Um espetáculo emocionante e revelador, que reunirá canto, dança, teatro e vídeodocumentário, contando a história dos folcloristas que defenderam, ensinaram e partilharam seus conhecimentos e deram origem aos grupos folclóricos de Nova Petrópolis.
Ao assistir esta obra, o público viajará através do tempo, acompanhando, desde a história da imigração, até o relato dos folcloristas, que contarão sua trajetória como pessoas de importância ímpar para o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis e para os grupos de danças. Este será o primeiro ato do espetáculo, quando o público assistirá a um filme onde poderá se emocionar com a história dos folcloristas e ouvir qual é a causa e a bandeira que defendem.
Os grupos também sobem ao palco, desta vez, para dançar o folclore em sua essência mais pura e simples, o momento do aprendizado. Este será o segundo ato do espetáculo “Folcloristas, Histórias do Festival”.
Segundo o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, à medida que o espetáculo se desenrola, o público vai entendendo porque o Festival Internacional de Folclore se transformou neste grande evento cultural. “O documentário contará a história de dez folcloristas que deram origem aos grupos de danças folclóricas de Nova Petrópolis por meio do trabalho que desenvolveram. Na segunda parte do espetáculo, o público poderá observar os nove grupos de danças folclóricas apresentando uma coreografia original e nove danças folclóricas com dezenas de dançarinos em cima do palco”, relatou.
Nova Petrópolis será o reduto de culturas de diversas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração entre os povos. O 45º Festival Internacional de Folclore ocorre 14 a 30 de julho de 2017, na Rua Coberta e Praça das Flores. Para a edição de 2017, o Festival Internacional de Folclore conta com nove grupos folclóricos internacionais, sete nacionais, sete regionais e 23 grupos locais confirmados, que irão se apresentar na Rua Coberta, localizada na Praça das Flores, um dos atrativos mais encantadores da Serra Gaúcha. Os visitantes do evento terão a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, as culturas de países como Polônia, Colômbia, México, Alemanha, Chile, Paraguai e Argentina, além dos Estados brasileiros de Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Bahia. O evento tem entrada franca.
O 45º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Prefeitura de Nova Petrópolis e Secretaria de Estado da Cultura. O evento que integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, conta com apoio de Rota Romântica e Banco do Brasil; e é financiado pelo Pró-Cultura RS e Ministério da Cultura. O festival conta com o patrocínio de Piá, Dakota, Suibom, Brombatti, Sicredi e Banrisul.
Assista o teaser do espetáculo "Folcloristas, Histórias do Festival": https://www.facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore/videos/1500462669976084/
Fonte: