conteúdo do menu
conteúdo principal
17/07/2016

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Festival Internacional de Folclore reúne etnias em Nova Petrópolis

44ª edição prossegue até 31 de julho na Rua Coberta do Município...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O maior evento cultural da Serra Gaúcha teve início sexta-feira, 15, em Nova Petrópolis. O 44º Festival Internacional de Folclore reúne culturas, etnias, credos e artistas no Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo. A programação prossegue até 31 de julho, com atrações diárias, na Rua Coberta. A energia dos grupos folclóricos, a troca cultural, a preservação dos costumes, a gastronomia típica, o artesanato e novidades da edição 2016 marcaram o primeiro fim de semana do evento que une a diversidade em Nova Petrópolis.

O Folk Dance Ensemble of Maria Curie - Sklodowska University in Lublin é atração no 44º Festival Internacional de Folclore. Pela primeira vez, o evento recebe um grupo da Polônia. Com trajes elegantes e música ao vivo, a apresentação do grupo foi marcante. O Folk Dance Ensemble of Maria Curie - Sklodowska University in Lublin homenageou o Brasil e o Rio Grande do Sul ao cantar as músicas "Mulher Rendeira" e "Querência Amada". Encantando, o público ficou de pé para aplaudir o grupo polonês.

A Compañia de Arte Argentino também foi atração do 44º Festival Internacional de Folclore neste primeiro fim de semana. Shows de tango, boleadeiras e bombo leguero são momentos especiais no espetáculo apresentado pelo grupo argentino.

A preservação da cultura está garantida quando a tradição é perpetuada geração após geração. O Baile do Folclore Infantil lotou a Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo no sábado, 16 de julho. Grupos Folclóricos Infantis de Nova Petrópolis e visitantes trouxeram alegria ao 44ª edição do Festival Internacional de Folclore.

A Rainha Franciele Simon, a 1ª Princesa Bárbara Neumann e a 2ª Princesa Aline Beatriz Marcon recepcionaram ex-Rainhas e ex-Princesas do Folclore Alemão de Nova Petrópolis dia 16 de julho, no Centro de Convivência do Parque Aldeia do Imigrante. O 1º Chá das Soberanas reuniu a realeza do Festival Internacional de Folclore para troca de experiências e confraternização entre as soberanas que representam e já representaram o Festival de Folclore e o Município de Nova Petrópolis.

O Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein de Nova Petrópolis promoveu a Welt Bier Fest - Festa das Cervejas do Mundo, sábado à noite, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil. Grupos folclóricos locais e visitantes apresentaram suas culturas e entreteram o público que prestigiou o evento. Comidas típicas alemãs, cervejas de diferentes países e muita diversão marcaram o evento que integrou a programação do 44º Festival Internacional de Folclore.

O maior evento cultural da Serra Gaúcha também viveu momentos de reflexão na manhã de domingo, 17 de julho. A Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade uniu diferentes culturas, etnias, credos e nacionalidades no palco da Rua Coberta. O Grupo Acordes deu o tom à Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade.

Apresentações culturais no Parque Aldeia do Imigrante nos fins de semana levam o Festival Internacional de Folclore às suas raízes, como uma das inovações da 44ª edição. O Grupo Parafolclórico Pôr do Sol, do Paraná, fez sua estreia em 2016 no Coreto do Parque Aldeia do Imigrante. O Volkstanzgruppe Freundschaftskreis, categoria infantil, também se apresentou no atrativo. O Parque Aldeia do Imigrante receberá grupos folclóricos nos dias 24, 30 e 31 de julho; às 14h e 15h aos domingos; e, às 09h30min, no sábado. Durante as apresentações, o Parque Aldeia do Imigrante tem entrada franca.

A 44ª edição reúne, aproximadamente, mil dançarinos, músicos e artistas. A comissão organizadora do Festival Internacional de Folclore espera receber 120 mil pessoas, até 31 de julho. Na edição 2016, cinco grupos folclóricos internacionais, nove nacionais e seis regionais estarão em Nova Petrópolis para mostrar sua arte e cultura. O Município também conta com 23 grupos locais que representam o Jardim da Serra Gaúcha no evento. Grupos folclóricos da Argentina, Peru e Polônia, além dos Estados brasileiros de Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná e São Paulo estarão em Nova Petrópolis na 44ª edição.

A Feira de Artesanato oferece mais de 20 estandes com artigos das mais diversas nacionalidades durante os 17 dias de programação, das 09h às 21h. A feira está localizada junto ao palco do evento, onde artesãos expõem e comercializam seus produtos e artigos.

Kartoffelküchelchen, bratwurst e apfelstrudel são algumas delícias que estão à disposição na praça de alimentação do Festival Internacional de Folclore. O tradicional chopp é uma excelente opção para acompanhar o bolinho de batata, o pão com salsicha alemã e a torta de maçã. A Praça de Alimentação conta com três espaços de gastronomia e um de bebidas.

O 44º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Prefeitura de Nova Petrópolis e Secretaria de Estado da Cultura. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares; conta com apoio da Rota Romântica e Banco do Brasil; é financiado pelo Pró-Cultura RS e Ministério da Cultura. O festival conta com o patrocínio de Banrisul, Corsan, Dakota, Piá, Sicredi, Sugar Shoes e Suibom. Para mais informações e fotos acesse: www.festivaldefolclore.com.br e www.facebook.com.br/festivaldefolclore.

 


Fonte:

Outras Notícias