conteúdo do menu
conteúdo principal
27/01/2015

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Figo é o motivo da maior festa do interior de Nova Petrópolis

A fruta é a maior fonte de renda nos primeiros meses do ano...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Chegando aos seus 60 anos de emancipação em 2015, Nova Petrópolis ainda possui um grande potencial no setor primário. Atualmente 260,98 km², o equivalente a 89,65% da área do Município, ainda são considerados área rural e é dela que provêm muitos dos alimentos, principalmente hortifrutigranjeiros e pecuários, consumidos no Município e pela Cooperativa Piá.

Dentro deste cenário rural e produção de hortifrutigranjeiros, Nova Petrópolis destaca-se pelo cultivo do figo. Um fruto doce, saboroso e com uma polpa consistente, de coloração esverdeada e roxa e muito utilizada na fabricação de doces e compotas é a razão da maior festa do interior do Município há 42 anos.

Atualmente o Município possui 67 produtores familiares que produzem esse fruto comercialmente em 42 hectares, obtendo a produção anual de aproximadamente 400 toneladas, sendo a terceira fruta mais cultivada. Em torno de 80% dessa produção é comercializada através da Cooperativa Piá do Município para a industrialização, e o restante é consumida in natura e pelas agroindústrias familiares.

A família de Nilo Marcon e Marina Beatriz Wiltgen Marcon é uma das muitas do Município que apostam no cultivo do figo há 24 anos. Com cerca de 600 pés, espalhados em cerca de um hectare, a família colhe anualmente aproximadamente 20 toneladas, sendo que deste, 85% é destinado para a indústria e o restante vendido in natura. “Aqui ainda estamos trabalho somente entre família. Nessa época todos ajudam”, afirma Marcon ao ressaltar que os filhos também auxiliam no cultivo da fruta.

Em Nova Petrópolis, os produtores cultivam basicamente as variedades pingo de mel, negrito e roxo de valinhos. A variedade pingo de mel apresenta uma coloração amarelada, fruto pequeno, rusticidade e alta produtividade. Já o negrito possui formato alongado, coloração roxa, rusticidade e alta produtividade, sendo a mais plantada no município e excelente para o consumo in natura. Enquanto a variedade roxo de valinho, apresenta fruto grande, coloração roxa, alta produtividade, menos rusticidade, requer poda anual e é mais produzida no Município em função da alta procura pela indústria.

Tanta produção e destaque na produção da fruta merece o seu devido reconhecimento. Anualmente as comunidades da Linha Brasil e Linha Araripe, localidades com grande produção da fruta, se revezam na organização da Festa do Figo. Em 2015, a 42ª edição da Festa será realizada na Associação Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe nos dias 7 e 8 de fevereiro.

Com cerca de 400 expositores, sendo que destes, em torno de 200 são de figo, a Festa aguarda um público de cerca de dez mil pessoas. Além do figo, frutas diversas, doces, schmier de figo, cucas, figos cristalizados, chocolates, alfajores, máquinas e implementos agrícolas, automóveis, caminhões, artesanato, flores, entre outros, estarão a venda.

Durante os dois dias da festa será oferecido almoço com churrasco e saladas. Além disso, o público poderá deliciar-se com os aromas, cores e sabores das diversas frutas e produtos coloniais produzidos na cidade direto dos produtores a preços especiais.

A 42ª Festa do Figo de Nova Petrópolis é realizada pela Associação Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe e conta com o financiamento do Pró-Cultura/RS. Patrocínio de Piá, Suibom, Sicredi e Banrisul.


Fonte:

Outras Notícias