A movimentação para o 41º Festival Internacional de Folclore iniciou nesta quinta-feira, na Praça das Flores de Nova Petrópolis, com a inauguração da Folklorebaum. O feriado em homenagem ao Dia do Colono e Motorista marcou também a inauguração do monumento, que homenageia aspectos importantes preservados pela comunidade de Nova Petrópolis.
A Folklorebaum retrata as diferentes manifestações folclóricas de Nova Petrópolis, parabenizando uma comunidade que celebra o seu folclore no dia a dia, encantando turistas, preservando sua identidade e cultivando a diversidade. Folclore alemão e gaúcho, música, tiro, bolão, arquitetura germânica, agricultura, gastronomia, e os títulos de Jardim da Serra Gaúcha, Cidade Leitora e Capital Nacional do Cooperativismo estão representados na Folklorebaum, uma árvore inspirada nas tradições vindas da Alemanha.
O vice-cônsul da Alemanha no Brasil, Dieter Fuchsenthaler; a presidente do Centro Cultural 25 de Julho, Verônica Kühle; o prefeito Regis Luiz Hahn; as Soberanas do Folclore Alemão, Rainha Cristine Seefeld, 1ª Princesa Fernanda Auler e 2ª Princesa Josiane Burzlaff; secretários e autoridades municipais, comunidade e visitantes prestigiaram o ato inaugural, que contou ainda a animação de bandinha típica e grupos de danças folclóricas.
“Esta árvore é um verdadeiro marco para Nova Petrópolis. A Árvore do Folclore está plantada no Jardim da Serra Gaúcha, representando importantes segmentos de Nova Petrópolis de forma cooperativa”, declarou o prefeito Hahn. Já o vice-cônsul da Alemanha no Brasil, Dieter Fuchsenthaler ponderou que a árvore é muito representativa e lembra muito a sua cidade, a Bavária.
O 41º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Dakota, Cooperativa Piá, Ave Serra, Fundição Alca, Coopershoes, Corsan, Banrisul e Suibom são patrocinadores deste evento. ACINP, Fundo de Turismo, Rota Romântica, Banco do Brasil, Casa Cooperativa e LPR são apoiadores da 41ª edição.
Fonte: