Reuniões acontecem quinzenalmente, às quartas-feiras, no salão do Caps em Nova Petrópolis
Três mães, uma avó e uma tia participaram do primeiro encontro do Grupo de Puerpério promovido pelo Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (Gaama) da Prefeitura de Nova Petrópolis, nessa quarta-feira, 15 de março, no salão do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O desenvolvimento infantil, as angústias sobre esse período de adaptação e dúvidas sobre cuidados com o bebê foram alguns dos temas abordados.
Para abrir o primeiro encontro, a dentista Daniela Aumond, que integra a coordenação do Gaama, esclareceu às mães e familiares que os assuntos tratados nas reuniões serão mantidos em sigilo, com o objetivo de que enxerguem nesses momentos um espaço de escuta e de compreensão, sem o receio de que sejam julgadas por seus relatos. A secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, também acompanhou os esclarecimentos às famílias.
“É importante e necessário que possamos entender o puerpério e tudo que acontece nesse período, para que possamos vivenciá-lo da melhor forma que conseguirmos”, disse Daniela às participantes.
Com o objetivo de falar sobre o desenvolvimento infantil e os aspectos psicológicos que envolvem os primeiros meses de vida do bebê e essa nova fase para mães, pais e suas famílias, a psicóloga Daviane Lopes levantou questionamentos sobre o tema. Entre os relatos, todas as mães destacaram a agitação dos bebês nesse período, os saltos de desenvolvimento e os sentimentos conflitantes que sentem.
Os encontros do Grupo de Puerpério seguem nas próximas semanas, quinzenalmente, às quartas-feiras. As reuniões iniciam às 16h no salão do Caps, em Nova Petrópolis, e são indicadas a famílias com bebês de até seis meses de idade.
Grupo online
Um grupo para troca de informações, com o objetivo de auxiliar e promover esclarecimentos nesse período do puerpério, também foi criado no aplicativo WhatsApp. Para ingressar, basta entrar em contato pelo número (54) 99664-3196. São convidados a participar das conversas mães, pais e demais familiares envolvidos na criação do bebê.
Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP