Secretaria de Saúde e Assistência Social
Hospital Nova Petrópolis também aderiu ao Programa Mais Acesso a Especialistas
Os contratos com 16 hospitais da região da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde que aderiram ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) foram assinados no dia 25 de março, em Caxias do Sul, na presença da secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann. O objetivo é ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à atenção especializada em saúde. Por meio do PMAE, serão ampliados em mais 32 mil o número de consultas, exames e/ou outros procedimentos para diagnóstico e tratamento. Nova Petrópolis esteve representada pela secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini; pelo secretário adjunto da pasta, José Henrique Silveira, e pela presidente da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), entidade mantenedora do Hospital Nova Petrópolis, Erica Zang Michaelsen.
O programa representa, ao todo, um potencial de ampliação de 283,5 mil Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs), termo que engloba o conjunto de procedimentos a serem realizados pelo paciente no cuidado de uma doença ou agravo específico. No Rio Grande do Sul, foram definidas cinco especialidades a serem ampliadas: cardiologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia e oncologia, essa última nas subespecialidades de ginecologia, gastrologia, proctologia e urologia.
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e o Hospital Nova Petrópolis Hospital Nova Petrópolis, aderiram ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) visando o incremento nas Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) para atendimento oftalmológico, abrangendo as regiões de Caxias, Hortênsias e Campos de Cima da Serra; além do atendimento de Oncologia – Ginecologia, que abrange Nova Petrópolis, Linha Nova e Picada Café.
“É importante esclarecer que os agendamentos para todas as especialidades continuam sendo realizados pela Central de Regulação do Estado, nada será encaminhado diretamente pela Saúde Municipal. Tudo passará pelo Gercon, que é o sistema de regulação de consultas especializadas do SUS. Além disso, a referência SUS para casos de média e alta complexidade em oftalmologia permanece na cidade de Igrejinha, com todas as marcações via Gercom”, explicou a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini.
Os recursos para a realização dos serviços pelo programa são oriundos do Ministério da Saúde, podendo chegar a R$ 62,3 milhões anuais aplicados para esse aumento no número de atendimentos. O Rio Grande do Sul foi o pioneiro no Brasil, sendo o primeiro Estado a efetivar e aderir ao programa, enviando os planos de ações em julho do ano passado.
Além do Hospital Geral de Caxias do Sul, que sediou o ato das assinaturas das instituições pertencentes à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, outros 15 hospitais fizeram adesão ao PMAE. Somados, estão sendo ampliados mais 32.412 procedimentos para os residentes de 49 Municípios da região, abrangendo mais de um milhão de habitantes.
Saiba mais sobre o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE)
O Programa Mais Acesso a Especialistas é uma estratégia que tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à atenção especializada. O foco é tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pela Atenção Primária, como, por exemplo, pelas Equipes de Saúde da Família (eSF).
As Ofertas de Cuidados Integrados (OCI) são conjuntos de procedimentos e de tecnologias de cuidado necessários a uma atenção à saúde oportuna e com qualidade, integrados para concluir uma etapa na linha de cuidado ou na condução de agravos específicos de rápida resolução, seja de diagnóstico ou de tratamento.
Quando o paciente precisar de mais de uma consulta ou exame especializado, ele não será colocado em várias filas para atendimento. Para resolver isso, o paciente será encaminhado a um serviço de saúde que realiza todas, ou a maioria, das consultas e exames de que precisa, em um prazo de, no máximo, 30 ou 60 dias, a depender da situação. Assim, o paciente irá para uma única fila, com agendamento específico e garantia de retorno para a Atenção Primária que acompanha o caso.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.
Créditos das fotos: Augusto Stefanello