conteúdo do menu
conteúdo principal
04/05/2016

Influenza e Dengue são temas trabalhados nas escolas de Nova Petrópolis

Palestras foram realizadas durante o mês de abril por profissionais da Saúde...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Durante o mês de abril, a Secretaria de Saúde e Assistência Social, por meio da Vigilância Ambiental e da equipe de Enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), realizou palestras sobre Influenza e Dengue em todas as escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino de Nova Petrópolis.

A profissional da Vigilância Ambiental, Daniela Jaeger Chaves, falou sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, a prevenção e os cuidados para evitar criadouros onde existe acúmulo de água. Esclareceu que o mosquito transmissor da Dengue também transmite outras doenças, como a Febre Amarela, Zika e Chikungunya. Daniela também explicou o ciclo de vida do mosquito, a situação do Município e o trabalho que a Vigilância Ambiental executa durante todo o ano, a fim de combater e controlar o vetor. Todas as crianças e professores que participaram estão empenhados e comprometidos no combate ao Aedes aegypti.

As enfermeiras das UBS’s também realizaram palestras sobre a Gripe Influenza nas escolas próximas aos Postos de Saúde de cada bairro e localidade, alertando alunos e professores sobre a prevenção individual que deve ser estimulada, buscando diminuir a transmissão do vírus. Falaram sobre a importância de higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, após tossir, espirrar ou usar o banheiro.

Além disso, as profissionais orientaram alunos, professores e demais funcionários que adoecerem a permanecer em casa por até sete dias após o início dos sintomas ou até 24 horas após cessar a febre, com vistas a diminuir a transmissão da gripe. É importante, ainda, seguir as orientações médicas.

Desta forma, a Secretaria de Saúde e Assistência Social, por meio da Vigilância Ambiental e da equipe de Enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) encerrou as campanhas nas escolas. As ações de prevenção permanecem constantes e permanentes.


Fonte:

Outras Notícias