O prefeito Regis Luiz Hahn e a secretária de Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini prestigiaram no momento que deu início ao curso de Auxiliar de Cozinha, ministrado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) pelo SENAC. A capacitação teve iníco nesta quarta-feira, dia 20 de março, no Moinho Rasche.
O curso de Auxiliar de Cozinha terá a participação de 15 alunos e será realizado no Moinho Rasche, de segunda a quinta-feira, totalizando 244 horas/aula. A capacitação versará sobre: relações interpessoais, mundo do trabalho, boas práticas, gastronomia regional e aulas práticas. Em Nova Petrópolis serão ofertados ainda os cursos de Cuidador de Idoso pelo SENAC e Costureiro para Calçados e Confecção, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Auxiliar de Manutenção Predial, pelo SENAI.
“Desejo poder ir me servir no restaurante de cada um de vocês. Tenho certeza de que esta qualificação irá contribuir para a melhoria de vida de todos. Se cada um fizer o seu trabalho com dedicação e com gosto, teremos excelentes profissionais, e vocês serão excelentes profissionais da gastronomia”, declarou o prefeito Lelo.
“Qualificar a população é o nosso objetivo, desejo muito êxito aos alunos”, disse a secretária de Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini. Ela também agradeceu ao empenho da equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) por buscar alternativas à comunidade.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) é uma iniciativa do Governo Federal que prevê cursos gratuitos de qualificação profissional. É coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e faz parte do Programa Brasil Sem Miséria (BSM), lançado em 2011. Trata-se de uma importante parceria que articulada à estratégia de inclusão produtiva do BSM, proporciona condições para que a parcela mais vulnerável da população conquiste uma inserção digna no mundo do trabalho.
O público prioritário do Pronatec/BSM são pessoas inscritas ou em processo de inscrição no Cadastro Único e com idade a partir dos 16 anos, inclusive com baixa escolaridade. O Pronatec é um estímulo ao retorno ao sistema educacional de pessoas há muito distantes das salas de aula e que necessitem de qualificação profissional para elevar suas chances de inclusão produtiva ou melhorar sua condição de inserção no mundo do trabalho.
Fonte: