conteúdo do menu
conteúdo principal
17/07/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Inicia o maior evento cultural da Serra Gaúcha em Nova Petrópolis

Festival Internacional de Folclore ocorre de 17 de julho a 02 de agosto...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O 43º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis iniciou oficialmente nesta sexta-feira, dia 17 de julho, na Rua Coberta. A Chama Folclórica aqueceu a fria noite e o show “Nova Petrópolis 60 Anos – Um Espetáculo de História” enalteceu a trajetória da cidade que é o Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo. A abertura oficial contou com a presença de autoridades estaduais e municipais; integrantes de grupos folclóricos locais, do México, Argentina, São Paulo e Paraíba.

O acendimento da Chama Folclórica  marcou o início de 17 dias de intensa programação cultural; de um tempo que Nova Petrópolis se torna o reduto de culturas de muitas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração e união entre os povos. A Chama Folclórica ficará acesa até o último dia desta grande festa cultural. Ela representa a cultura viva e em movimento, a diversidade de sons, ritmos e cores, o calor humano e a fraternidade transmitidos e preservados de geração em geração. Ilumina os corações de todos os que acreditam na cultura e em suas manifestações como um elo capaz de unir os povos e promover a paz. Dança ao som das mais diferentes melodias difundindo uma verdade inquestionável: “A diversidade é o que nos une”. No acendimento da Chama Folclórica, uma das maiores entusiastas e incentivadoras da causa cultural e da arte popular foi homenageada, a presidente da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – IOV Brasil, professora Terezinha Pasqualini Michilin, que faleceu em fevereiro deste ano.

A Chama Folclórica foi acesa pelas mãos de integrantes dos grupos folclóricos alemães vindos de quatro direções distintas em direção a um único lugar, um moinho. A Rainha do Folclore Alemão, Ana Paula Hansen Weber, emoldurada pela 1ª Princesa Amanda Bertóglio Dorneles e 2ª Princesa Bruna Fassbinder acendeu a tocha e entregou a Chama Folclórica à família da professora Terezinha, marido Manoel, filha Mariana e neta Rafaela. Após, o prefeito Regis Luiz Hahn recebeu a tocha e acendeu oficialmente a Chama Folclórica da 43ª edição do Festival Internacional de Folclore.

A secretária estadual da IOV Brasil, Carla Ferreira fez o público se emocionar ao relembrar a trajetória da professora Terezinha. Uma placa foi entregue pelo prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn à família da homenageada; flores completaram a homenagem.

Durante o pronunciamento das autoridades, o deputado Estadual Tiago Simon, que representou o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Estadual Edson Brum, parabenizou o Município pela grandiosidade do evento e desejou sucesso ao longo dos 17 dias de programação.

O secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo Alves da Silva, que representou o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, parabenizou Nova Petrópolis, “um exemplo de cidade que sabe fazer muito bem a junção de cultura e turismo. Este evento brinda ambos, cultura e turismo; não à toa estamos eu e o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella aqui nesta noite”, disse Victor Hugo. “Antecipo aplausos a todos os artistas que subirão ao palco do 43º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis”, concluiu.

O prefeito Regis Luiz Hahn destacou que Nova Petrópolis é referência em cultura no país e muito se deve ao Festival Internacional de Folclore, evento que começou evidenciando a cultura local, e chega a sua 43ª edição como um dos principais atrativos culturais da Serra Gaúcha. “São 43 anos de evento em 60 anos de história. Todos que fazem ou fizeram parte desta grande festa cultural merecem nossos agradecimentos e devem se sentir orgulhosos por construir um evento tão sólido, tão rico, em que a diversidade une os povos e propaga culturas em uma grande festa de integração”, disse o prefeito Lelo.

Autoridades e o público que lotou a plateia na Rua Coberta foram presenteados com o show “Nova Petrópolis 60 Anos – Um Espetáculo de História”. Mais de 200 artistas locais participaram do espetáculo que retratou importantes aspectos dos 60 Anos de Nova Petrópolis. Integrantes dos grupos de danças folclóricas, corais e banda municipal formaram o elenco.

 

43º Festival Internacional de Folclore

Aproximadamente mil dançarinos, músicos e artistas estarão envolvidos durante 17 dias de programação em mais de 135 horas de palco, mostrando sua cultura, suas raízes, dividindo sua arte e costumes. Além disso, artistas e público se encontram nas oficinas de gastronomia, artesanato e dança; nas Noites Culturais que levam artistas do mundo às comunidades do interior do Município; e nos desfiles que colorem a principal avenida da cidade.

Para a edição de 2015, o Festival Internacional de Folclore conta com sete grupos folclóricos internacionais, nove nacionais, 14 regionais e 21 grupos locais confirmados, que irão se apresentar na Rua Coberta, localizada na Praça das Flores, um dos atrativos mais encantadores da Serra Gaúcha. Os visitantes do festival terão a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, as culturas de países como França, México, Argentina e Chile, além dos Estados brasileiros de Bahia, Pará, Ceará, Goiás, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e São Paulo.

Além das apresentações de danças folclóricas, que enfeitarão o palco do evento com cores, ritmos, danças e cultura; o 43º Festival Internacional de Folclore contará ainda com o acendimento da Chama Folclórica; os desfiles de integração; o baile infantil; os tradicionais jogos germânicos, como corrida de tamancos, pregar o prego, chopp em metro, arremesso de chopp e bolão de corda; as Noites Culturais, que levam a diversidade do festival às mais distantes localidades do Município; as Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade; o espetáculo “Nova Petrópolis 60 anos – Um espetáculo de história”; entre outras atrações.

O 43º Festival Internacional de Folclore é uma promoção da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs. O evento conta com o apoio da IOV – Organização Internacional de Folclore e Arte Popular; financiamento da Lei Rouanet - Ministério da Cultura e do Pró-Cultura LIC/RS. São patrocinadores: Dakota, Piá, Corsan, Sugarshoes e Sicredi. São apoiadores do evento: LPR, Banco do Brasil, Associação Rota Romântica, Mecânica Federal Diesel, Fundo de Turismo, ACINP, Móveis Niruma, Parque Pedras do Silêncio, Eletrosom e Matadouro Hoffmann. Para mais informações e fotos acesse: www.festivaldefolclore.com.br e www.facebook.com.br/festivaldefolclore.


Fonte:

Outras Notícias