A tradição foi mantida, o culto ecumênico que marcou a abertura da 36ª Festa do Colono foi celebrado na Igreja da Congregação Evangélica Luterana da Paz, em Nove Colônias. O templo, interditado desde o dia 28 de março, passou por reformas e foi reaberto para a celebração ecumênica na manhã de quinta-feira, (25) que marcou a abertura da Festa do Colono de Nove Colônias. Cerca de 70 pessoas participaram da celebração religiosa, que contou com a presença do prefeito municipal Regis Hahn, do secretário de Obras, Oraci de Freitas, e também do ex-prefeito de Nova Petrópolis, Siegfried Drechsler.
O culto contou com apresentações de grupos corais de Nova Petrópolis e teve um momento particularmente emocionante, quando Lauri Altreider, 62 anos, que é deficiente visual, fez a leitura de um trecho da Bíblia escrita em braile. Na ocasião, o prefeito Regis Hahn entregou para o presidente da Congregação Luterana da Paz, Valdir Jahnel, o cheque referente ao repasse financeiro no valor de R$ 2 mil para as reformas realizadas na Igreja de Nove Colônias.
“É uma alegria estar aqui neste momento e ver esta igreja cheia. Nós, da administração municipal, estamos trabalhando para que este templo seja completamente reformado”, destacou o prefeito Regis, que também ressaltou o importante trabalho desenvolvido pela assessora de Arquitetura da Prefeitura de Nova Petrópolis, Karin Brakemeier, nas reformas da igreja. Para o presidente da Congregação Evangélica Luterana da Paz de Nove Colônias, Valdir Jahnel, manter a tradição dos cultos na Igreja foi importante. “Temos muito apreço pela nossa igreja e todos os cultos de início da Festa do Colono foram aqui, então hoje foi um dia especial”, afirmou.
Segundo a organização da 36ª Festa do Colono, que foi realizada na Sociedade Cantores Alegria, em Nove Colônias, aproximadamente 1.500 pessoas participaram do evento, que contou com a animação dos grupos Festerê e Champion. Ainda de acordo com a organização da festa, que só terminou por volta das 22h, pelo menos 700 almoços foram servidos durante os festejos.
Fonte: